Desde o início da manhã desta terça-feira (22), a Marinha atua removendo manchas de óleo em Icapuí (CE). No mar, o Navio-Patrulha "Graúna" coordena as ações. Em terra, militares das Organizações Militares da Marinha no Ceará trabalham com o apoio de órgãos municipais, associações e voluntários.
De acordo com o morador Tiago Félix, as primeiras manchas começaram a aparecer no último domingo (20), na Praia da Barreira e em seguida atingiu a Praia de Peroba.
De acordo com o presidente do Instituto Municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (Imfla), João Paulo de Sousa Rebouças, todo o óleo que atingia as praias do município foram retiradas com a ajuda da Marinha e que todas as praias estão limpas.
Desde o início de setembro que manchas de óleo são vistas no litoral nordestino. Os nove estados foram atingidos e mais de 200 localidades já foram atingidas por essas manchas.
O Ibama realiza o monitoramento ambiental e a gestão da emergência no caso das manchas de óleo que atingiram as praias do nordeste. Desde o dia 2 de setembro o Instituto vem estabelecendo uma série de ações, juntamente com o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (DF), Marinha e Petrobras, com o objetivo de investigar as causas e responsabilidades do despejo, no meio ambiente, do petróleo cru que atingiu o litoral nordestino.