-->

Bispos recomendam ao Papa a ordenação de homens casados na Amazônia

Bispos reunidos no Sínodo da Amazônia, no Vaticano, recomendaram neste sábado (26.out.2019) que o Papa Francisco retire a obrigatoriedade de celibato de padres na região amazônica da América do Sul –1 passo para que a Igreja Católica autorize a ordenação de homens casados pela 1ª vez na história.

A recomendação foi feita a partir de 1 documento entregue ao Papa. No texto, os bispos afirmam que existem comunidades católicas na Amazônia que estão esperando 1 padre “não por alguns meses, mas sim por muitos anos”.

Os bispos pedem ainda que o Papa Francisco estabeleça critérios e procedimentos para que seja feita a ordenação como padres de “homens adequados e estimados da comunidade (…), tendo uma família legitimamente constituída e estável”. Cabe ao Papa aceitar ou não as sugestões.

Bispos recomendam ao Papa a ordenação de homens casados na Amazônia
Os bispos ainda recomendaram que o Papa estudasse a possibilidade de ordenar mulheres como diaconisas, que são clérigas que podem celebrar casamentos, batismos e funerais, mas não missas ou ouvir confissões. Trata-se de uma demanda daqueles que pedem mais participação feminina na Igreja.

Ao todo, houve 120 recomendações ao Papa Francisco. A mais polêmica, no entanto, foi a proposta de incluir padres casados na região. De 181 bispos aptos a votar, 128 foram favoráveis, enquanto 41 foram contrários. Já a proposta de ter mulheres diaconisas teve apoio de 137 e rejeição de 30.

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato