-->

Bebê morre após grávida esperar 11h por parto em Granja

A auxiliar de serviços gerais Tereza Maria Veras, 36 anos, que estava grávida de nove meses de um menino denuncia que perdeu o bebê após esperar 11 horas para fazer o parto.

Tereza Maria buscou atendimento no Hospital Maternidade Vicente Arruda no último dia 9, na cidade de Granja. Ela disse que sentia muitas dores, estava também com náuseas, porém mesmo assim, o parto não foi realizado prontamente no hospital. 

“Eu cheguei no hospital por volta das 14 horas do dia 9 de outubro. Estava sentindo muitas dores. Estava vomitando também. Me receberam normal. Duas horas depois fizeram o exame de toque e me deixaram em uma cama até quase 1 hora da manhã do outro dia. Então fiquei 11 horas esperando que um médico chegasse e me atendesse”, disse, revoltada. 

Tereza Maria afirmou que as enfermeiras disseram, quando ela chegou à unidade, que o hospital só tinha um médico que fazia uma cesárea em outra paciente. O profissional saiu sem vê-la, segundo a mulher.

“As enfermeiras disseram para mim que tinha um médico, no entanto ele estava ocupado. Quando deu 19 horas a bolsa estourou e eu com muitas dores perguntei pelo médico. Elas não souberam informar o motivo dele ter ido embora sem me ver”, afirmou. 

Tereza Maria afirmou que já pela madrugada, por volta de 00h30, uma enfermeira decidiu que a paciente precisaria ser transferida urgentemente. A profissional de saúde assinou um documento de transferência e acompanhou a mulher até o hospital de Camocim distante 45 km de Granja. Ela chegou em Camocim por volta 1h30 e médico atendeu rapidamente, fez a cesariana, mas retirou bebê morto. 

Hospital contesta

A Prefeitura de Granja afirmou por meio de nota que a gestante procurou o Hospital e Maternidade Vicente Arruda em trabalho de parto queixando-se de “perda de líquido”, sendo prontamente atendida pela enfermeira obstetra, que a manteve sob observação e tomou todas as condutas indicadas para o quadro clínico. Segundo a Prefeitura, ao ser examinada constatou-se "dilatação de seis centímetros, bolsa íntegra, contrações uterinas regulares com feto único, situação longitudinal, em apresentação cefálica e com batimentos cardiofetais de 140 batimentos por minuto".

O órgão municipal explicou também que parâmetros estes estavam dentro dos limites de normalidade para evolução de um parto vaginal fisiológico. Durante a evolução do trabalho de parto, segundo a nota, a equipe observou que após a ruptura da bolsa ocorreu saída de mecônio [substância pastosa que pode ser associada a sofrimento do feto] pelo canal vaginal sendo providenciado o encaminhamento da gestante ao Hospital Deputado Murilo Aguiar, em Camocim, que é a unidade polo na microrregião para os atendimentos mais graves.

Atendimento supervisionado

A Prefeitura disse que a gestante deixou a maternidade com sinais vitais estáveis, sem evidências de instabilidade hemodinâmica, com movimentos e batimentos fetais presentes, mantida sob cuidado supervisionado, através de ambulância do município com suporte adequado e devidamente acompanhada por uma profissional da saúde, conforme protocolo de rotina.

Ainda de acordo com a Prefeitura de Granja, nas dependências do Hospital e Maternidade Vicente Arruda, a paciente recebeu todos os cuidados necessários e possíveis, em tempo oportuno e de acordo com os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e OMS. 

Mãe inconformada

Revoltada, Tereza Maria contou que a família vai recorrer à Justiça. “Ninguém do hospital nos explicou os motivos do que aconteceu até agora. O médico estava lá e era para ter me visto. Ter me atendido. Depois vamos procurar os nossos direitos para que Justiça seja feita. A morte do meu filho não pode passar impune”, disse. 

Na residência da auxiliar de serviços gerais tudo já estava preparado para receber o menino. Inconformada e triste, Tereza lamenta a perda do filho. “Foram nove meses de espera, sentindo-o mexendo dentro de mim, com aquele amor de mãe que sempre sonhei”, afirmou, emocionada.
Bebê morre após grávida esperar 11h por parto em Granja

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato