Alunos, professores e servidores se reúnem na manhã desta sexta-feira (23), no jardim da Reitoria da instituição para protestar contra o novo reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cândido Albuquerque, que tomou posse do cargo na última quinta-feira (22).
Em assembleia geral realizada na noite de ontem, os alunos decidiram protestar impedindo a entrada do recém-nomeado reitor no prédio da Universidade. Eles usam correntes e cadeados para trancar portões de acesso à Reitoria.
Os manifestantes saíram para o cruzamento das avenidas da Universidade e 13 de Maio, com cadeiras de plásticos e bloquearam a via.
Escolha
Cândido Albuquerque foi nomeado para o cargo pelo presidente Jair Bolsonaro, contrariando a consulta pública realizada na comunidade acadêmica.
O novo reitor obteve 610 votos, ficando em terceiro lugar na consulta. Em primeiro lugar ficou Custódio Luís Silva de Almeida, atual vice-reitor, com 7.772 votos. É a segunda vez que um presidente contraria a opinião de servidores, docentes e estudantes da UFC. A primeira vez aconteceu em 1990, quando Antônio de Albuquerque Sousa Filho foi escolhido por Fernando Collor de Melo, mesmo não tendo preferência da comunidade institucional.