O município de Graça, localizado na Região da Ibiapaba, teve a maior chuva das últimas 24 horas no Ceará. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), foram registrados 78 mm de precipitação no município, entre as 7h de domingo (3) e as 7h desta segunda-feira (4).
Limoeiro do Norte, na região do Jaguaribe, com 67 mm, e Pacujá, com 62 mm, aparecem em seguida. O maior volume de chuvas em Fortaleza e Região Metropolitana foi registrado na Capital (34 mm), seguido de Beberibe (21,5 mm) e Aquiraz (11 mm).
Segundo boletim da Funceme atualizado às 9h50, 61 municípios cearenses registraram precipitações na manhã desta segunda.
Tais precipitações estão associadas à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa norte da região Nordeste, assim como a borda norte do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Este último, apesar de colaborar para chuvas no centro-norte, não está favorecendo ao sul, devido à posição do seu centro, área que inibe a formação e o crescimento das nuvens.
Dez maiores chuvas por posto no dia:
Graça (Posto: Graca) : 78.0 mm
Limoeiro Do Norte (Posto: Bixopa) : 67.0 mm
Acaraú (Posto: Aranau) : 67.0 mm
Pacujá (Posto: Pacuja) : 62.0 mm
Ererê (Posto: Acude Santa Maria) : 58.0 mm
Itarema (Posto: Itarema) : 57.0 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Sede) : 55.0 mm
Amontada (Posto: Icarai De Amontada) : 53.0 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Santo Amaro) : 52.0 mm
São Benedito (Posto: Sitio Chapadinha) : 48.0 mm
Para segunda, a previsão é de céu nublado com eventos de chuva nas regiões localizadas a noroeste do Estado, isto é, Ibiapaba e litorais do Pecém e Norte. Nas demais, o tempo deve ficar mais claro conforme a indicação de nebulosidade variável (ora sol, ora chuva) com precipitações mais isoladas, incluindo a área de Fortaleza.