A guarnição do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBM) de serviço no município de Limoeiro do Norte, a 213 km de Fortaleza, foi acionada às 9 horas deste domingo, 3, para realizar a remoção de um pedaço de rocha que havia se soltado de um barranco e estava bloqueando a CE-356. As informações são da assessoria de imprensa do CBM.
Ao chegarem ao local, na estrada que liga Russas a Baraúna, o porte da rocha chamou atenção dos bombeiros. “Era uma pedra enorme postada bem no meio da rodovia. O pior: sem nenhuma sinalização. Ela estava na estrada sabe-se lá há quanto tempo e ninguém havia se dado ao trabalho de sinalizar, nem que fosse com um galho”, relata o subtenente Helder, comandante da guarnição.
Diante do risco de acidentes - e não sendo possível quebrar a rocha - os militares optaram pela estratégia de arrastá-la até o acostamento.
Apesar da massa estimada em uma tonelada, a equipe conseguiu desobstruir a via. Por meio de um sistema que garantiu que a rocha deslizasse pela estrada em declive sem rolar, utilizando o motor guincho do ABT (caminhão de combate a incêndio causado pela guarnição) e uma linga de aço (cabo metálico com alta resistência à tração), foi possível realizar a remoção.
REDAÇÃO O POVO ONLINE