Del Monte é condenada a indenizar viúva de operário morto em Limoeiro

A maior vendedora de abacaxis do mundo. a multinacional norte-americana Del Monte Fresh Produce. deve indenizar a companheira de um trabalhador que morreu contaminado por agrotóxicos em fazenda de abacaxis na região rural de Limoeiro do Norte.

Segundo laudo médico, a causa da morte de Vanderlei Matos da Silva foi “hepatopatia grave de provável etiologia induzida por substâncias tóxicas”. Traduzindo: “doença do fígado gerada por substâncias químicas”, explica Ada Pontes Aguiar, médica da Universidade Federal do Ceará que participou das investigações sobre a morte.

Por mais de três anos, Vanderlei, foi o responsável por estocar, pesar e transportar esses produtos dentro da fazenda 

Dez anos depois, Gerlene Silva dos Santos ainda se abala ao narrar os sintomas de falência do corpo do marido. Sua respiração fica curta, as mãos tremem. Seu filho, hoje com 11 anos, não esconde a ansiedade. Faz mímicas para a mãe encerrar a entrevista, reclama de dor de cabeça.
Del Monte é condenada a indenizar viúva de operário morto em Limoeiro

Para chegar ao laudo que levou à condenação da Del Monte, a equipe médica teve de descartar todas as outras possíveis causas para a falência do seu fígado. Foi um diagnóstico por exclusão. “Vanderlei era jovem, saudável e não bebia. Não havia outra explicação”, afirma a médica Aguiar. “Todos os outros diagnósticos foram descartados, só sobrou o agrotóxico”.

Para chegar à inédita sentença, que reconheceu a “existência do nexo causal entre a atividade exercida pelo obreiro e a patologia que causou sua morte”, foi preciso produzir uma ampla investigação médica. A equipe levantou o histórico de Vanderlei, seus hábitos pessoais e práticas no trabalho. Além de recuperar os exames e os diagnósticos que ele recebeu durante a internação. 

Matéria Completa! - Por trás do alimento-