Russas e mais 18 municípios do Ceará estão com serviços de fisioterapia e terapia ocupacional irregulares
Por. Diário do Nordeste
O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 6ª Região (Crefito-6) detectou irregularidades em 19 municípios cearenses quanto aos serviços de fisioterapia e terapia ocupacional na saúde básica.
Conforme o órgão, há problemas na estrutura dos locais, nos serviços ofertados e na falta de profissionais, o que fez a entidade sugerir a contratação destes especialistas com o piso salarial da categoria. Além destas irregularidades, também houve uma representação contra escolas que ofertam o curso de Fisioterapia em Educação à Distância.
Russas aparece na lista dos municípios que apresentaram estes problemas. Além dele, também estão Choró, Barreira, Ibaretama, Ibicuitinga, Quixadá, Quixeramobim, Cariús, Acopiara, Ipueiras, Trairi, Pacoti, Ipaporanga, Nova Russas, Pentecoste, São Benedito, São Luís do Curu e Tururu.
Jane Albuquerque, fiscal e coordenadora do Departamento de Fiscalização do Crefito da 6ª Região, explica que, em caso de não regularização, visto que as gestões serão obrigadas a se adequar aos parâmetros legais para oferta destes serviços, “o Conselho aciona a Promotoria de Justiça, que por sua vez notifica o denunciado com prazo para apresentar defesa”.