As aulas em três unidades de ensino público na zona rural de Ibaretama, no Centro do Estado, foram suspensas em dois períodos porque a energia elétrica foi cortada por falta de pagamento. O fornecimento de energia elétrica foi suspenso no início da tarde da última segunda-feira (6).
O corte foi feito por funcionários da Enel Distribuição Ceará (Enel), concessionária do serviço, na Escola de Ensino Fundamental José Gustavo de Queiroz, no distrito de Piranjí, uma unidade na localidade de João Gonçalves, também naquele distrito, e na Escola de Ensino Fundamental Francisco José de Freitas, noutro distrito, Oiticica.
O fornecimento de energia foi suspenso por falta de pagamento. A assessoria da prefeitura de Ibaretama confirma uma dívida do Município com a Enel, no valor de R$ 980 mil. Para parcelar o débito acumulado é preciso pagar uma cota inicial de R$ 200 mil. O prefeito Edson Moraes seguiu ainda ontem a Fortaleza, para negociar com a concessionária uma solução para o pagamento da dívida. Não há condição de disponibilizar o valor exigido sem comprometer outros serviços essenciais para a população, justificou.
Todavia, os transtornos não deverão prejudicar os estudantes. As aulas ocorrem somente durante o dia. A Secretaria de Educação do Município está buscando alternativas para garantir o funcionamento das três unidades de ensino. A preocupação maior é com a merenda escolar. Sem a energia elétrica os alimentos que necessitam ficar congelados podem estragar.
Itens relacionados:
Ceará