Uma área de vegetação pegou fogo na manhã do último domingo, 25, no município de Morada Nova. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 11h10min para a Rua Expedito Paulino, no município distante 169,4 km de Fortaleza. Ninguém ficou ferido.
A assessoria do Corpo de Bombeiros informou que o fogo foi debelado logo após a chegada da equipe. Por conta da extensa vegetação e alta temperatura, a equipe ficou no local para realizar o rescaldo e evitar a reignição do fogo.
Além da guarnição do Corpo de Bombeiros policiais militares tiveram trabalho para debelarem as chamas que se alastraram na localidade de Manga Nova em Morada Nova.
Também foram registradas queimadas em Quixadá e Canindé. Nesta última cidade a guarnição do Corpo de Bombeiros já realizou o isolamento onde a mata seca podia atingir residências, escolas e outros estabelecimentos. Mesmo assim, com o aumento da peregrinação de romeiros à cidade, em razão dos festejos de São Francisco, a atenção aumentou. O maior problema tem ocorrido à margem da BR-020.
Em Quixadá, além de queimadas em terrenos baldios, causando risco de incêndios, a população tem reclamado de muita fumaça, principalmente no entorno da cidade, próximo ao lixão. A Polícia Civil está investigando se trata-se de ação criminosa e de produção clandestina de carvão vegetal, muito comum a partir desta época do ano.
Os bombeiros fazem alerta para os agricultores e outras pessoas que costumam fazer queimadas neste período de estiagem, com a falta de chuvas a vegetação fica mais propicia a queimar provocando em algumas situações incêndios de grandes proporções.
Fonte: opovo-online