Após a homologação do Governo do Estado, na segunda semana de julho, o Polo Multissetorial Metalmecânico do Vale do Jaguaribe deve ter as obras iniciadas no começo de agosto, no município de Tabuleiro do Norte.
O empreendimento, implantado através da Companhia de Desenvolvimento do Ceará (Codece), vinculada da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), deverá concentrar e impulsionar a assistência aos serviços automotivos de carga pesada e a produção industrial para fabricação de insumos destinados a diversos setores produtivos da região. O valor global do equipamento é de R$ 8.247.598,88.
Setores atendidos
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento, o Polo deverá ter como destaque de atendimento os setores de fruticultura, extrativismo, laticínio, apicultura e piscicultura. A SDE, agora, trabalha com a Secretaria das Cidades e a Prefeitura de Tabuleiro do Norte para discutir o plano diretor do município. Em nota, a Secretaria afirmou que o planejamento também envolve o "mapeamento e diagnóstico de negócios existentes a serem redirecionados para o Polo e a elaboração de um modelo de gestão para a área".
O projeto será construído uma área de 85,9 hectares, à margem da BR 116 (entroncamento com a BR 437), e será divido em três fases: um polo de serviços de aproximadamente 19 hectares; a expansão para atração de indústrias, com de 20 hectares; e a expansão do polo de serviços e indústrias, e construção de Terminal Rodoviário Regional, com 22 hectares.
A construção do empreendimento será feita pelo consórcio Edcon - Tecnocon, composto pelas empresas Edcon Comércio e Construções, de Fortaleza, e a Tecnocon Tecnologia em Construções, de Sobral. O consórcio e o Governo do Estado, agora, trabalham questões documentais para a elaboração do contrato e liberação da ordem de serviço para que a obra seja iniciada.
O Estado vem buscando agilizar o processo, incluindo a construção do Polo Metalmecânico do Vale do Jaguaribe como um dos pontos urgentes no planejamento para o desenvolvimento econômico. Em nota, a SDE confirmou que o Governo está sim tratando a obra, que deve ser concluída seis meses após a liberação da ordem de serviço, como um ponto importante.
Resultados
"O município de Tabuleiro do Norte, devido à sua localização e ao grande número de caminhoneiros que demandam a prestação de serviços de mecânica e peças para caminhões, é reconhecido na região como 'cidade dos caminhoneiros', uma vez que reúne uma série de atividades relacionadas ao transporte de carga.
Na etapa inicial, a intenção é desenvolver o setor de serviços do Polo, ou seja, a cadeia de serviços associados a manutenção automotiva pesada (caminhões) que existem e os que trafegam na região. Dentre outros aspectos, também vai melhorar a mobilidade na cidade para redirecionar a circulação os caminhões do núcleo urbano para uma área específica e adequada para os serviços" afirmou a Secretaria, em nota.
Ainda de acordo com a SDE, o Polo será construído em uma área declarada como de "Utilidade Pública para Fins de Desapropriação", conforme o Decreto Estadual n° 32.206, de 24 de abril de 2017.
Fonte DN
Fonte DN