-->

No Castelão, Ferrão-CE inicia busca por título inédito contra treze

Na noite desta Segunda-feira no estado Castelão o Ferroviário vai começar a escrever o penúltimo capitulo de uma trajetória épica, que jamais será esquecida pela torcida do Rubro Negro cearense. O Time está fazendo história no Brasileirão Série D 2018, e pela primeira vez, decide o título da competição, Quebrando uma hegemonia das regiões Sul e Sudeste que já durava quatro anos, Ferroviário e Treze farão a primeira final nordestina do Campeonato Brasileiro da Série D

Confira como Ferroviário e Treze chegaram a esta decisão.

As duas equipes começaram muito mal a temporada, e passavam longe das listas de favoritos antes da bola rolar, no entanto, estão a um passo de conquistar seu primeiro título de relevância nacional. A partida de ida acontece nesta segunda-feira (30), a partir das 19:15 (horário de Brasília), no Castelão, em Fortaleza.

FERROVIÁRIO CRESCEU APÓS TROCA DE COMANDO

A temporada 2018 do Ferroviário começou com uma eliminação como lanterna da segunda fase do Campeonato Cearense, sem uma vitória sequer. O fiasco se repetiu na Copa do Nordeste, em que o time amargou uma desclassificação na fase de grupos com apenas um ponto somado em seis jogos. Nas competições de âmbito nacional, no entanto, o Ferrão mostrou uma força que surpreendeu até seus próprios torcedores.

Ferroviário
Os cearenses chegaram até a quarta fase da Copa do Brasil, deixando pelo caminho clubes de maior estrutura, como o Sport, que disputa a Série A, e o Vila Nova, atual quinto colocado da Série B. Caíram diante do Atlético Mineiro depois de uma goleada por 4×0 em Belo Horizonte e um empate em 2×2 no Castelão.

No Brasileirão da Série D, o time não empolgou logo de início, e apesar de se manter invicto, empatou quatro de seus seis primeiros jogos. Classificado para as fases eliminatórias, e com Marcelo Vilar no lugar de Maurílio Silva no comando técnico, despachou o Cordino e o Altos, sacramentou o acesso, nos pênaltis, contra o Campinense, e foi disputar a semifinal contra o São José, equipe de melhor campanha até então. A vaga na final veio graças ao saldo de gols, o Ferrão venceu por 3×1 em Fortaleza, e avançou mesmo sendo derrotado por 2×1 no Passo D’Areia.

O duelo de Porto Alegre causou algumas baixas. Três jogadores receberam cartão vermelho, os zagueiros André Lima e Luís Fernando e o atacante Vitinho. Para recompor o sistema defensivo, é quase certa a entrada de Afonso, só não se sabe se ao lado de Erandir ou Túlio. No ataque, o técnico Marcelo Vilar ainda aguarda o retorno de Luís Soares, que se recupera de contusão, mas caso ele não tenha condições, as opções são Dudu e Rafael Guedes. O meia Valdeci também pode ganhar uma chance. Edson Cariús, artilheiro do campeonato, com dez gols, tem presença mais do que garantida.

A provável escalação do Ferroviário terá: Gleibson; Lucas Mendes, Afonso, Erandir (Túlio) e Sávio; Mazinho, Leanderson, Janeudo, Esquerdinha e Valdeci (Rafael Guedes); Edson Cariús.

TREZE MOSTROU REGULARIDADE NA SÉRIE D

Para o Treze, os primeiros meses do ano também passaram longe de ser um mar de rosas. A equipe fez uma campanha digna no Campeonato Paraíbano, mas foi eliminada nas semifinais com duas derrotas para o seu grande rival, Botafogo-PB, por 2×1 e 1×0. Na Copa do Nordeste, terminou na lanterna do Grupo A, que tinha ainda Santa Cruz, CRB e Confiança, com quatro pontos somados em seis partidas. Antes disso, o Galo da Borborema já tinha ficado pelo caminho na Copa do Brasil ao perder em casa para o Figueirense.

Com este retrospecto nada alvissareiro, o time de Campina Grande iniciou sua caminhada na Série D, e surpreendeu ao obter nada menos que 67% de aproveitamento na fase de grupos, terminando invicto e à frente de Itabaiana, Vitória da Conquista e Santa Rita.

Nos duelos de mata-mata, o Treze sofreu para eliminar nos pênaltis os mineiros do URT após dois empates em 1×1, e também não teve vida fácil contra o Iporá, que depois de perder por 2×0 no Presidente Vargas, ficou a um gol da classificação ao triunfar por 2×1 em Goiânia. A disputa pelo acesso contra o bom time do Caxias acabou tornando-se uma verdadeira batalha campal, mas ao fim das contas, o Galo venceu as duas partidas, por 1×0 e 3×1, e garantiu seu retorno à Série C. Na semifinal contra o Imperatriz, brilhou a estrela do goleiro Mauro Iguatu, que na disputa de pênaltis defendeu três cobranças dos maranhenses. O Cavalo de Aço havia levado a melhor no primeiro jogo pela contagem mínima, e o Treze devolveu o placar na Paraíba.

O técnico Flávio Araújo terá algumas dores de cabeça para escalar o time que jogará a decisão. Grande destaque dos últimos jogos, e autor do gol da vitória contra o Imperatriz, o atacante Maxuell Samurai desfalcará a equipe nas duas partidas, pois passará por cirurgia nos joelhos. Seu substituto será Leandro Love. No meio de campo, os volantes Dedé e Elielton estarão à disposição, mas apenas um deles deve começar jogando.

Aos 43 anos de idade, o veterano Marcelinho Paraíba comemora a oportunidade de disputar sua primeira final de Campeonato Brasileiro: “Eu quero muito conquistar esse título, dar mais essa alegria ao torcedor do Treze, que não para de me surpreender. Mesmo com 43 anos a gente fica emocionado, mas se esse título vier vai ser um prêmio para esse grupo que tem a humildade sempre à frente. Esses jogadores merecem e a gente vai fazer de tudo para conquistar esse campeonato.”, disse o meia.

A escalação do Treze para a partida do Castelão deve ter: Mauro Iguatu; Talisson, Ítalo, Nilson Jr e Silva; Carlos Coppetti, Dedé (Elielton) e Marcelinho Paraíba; Leílson, Leandro Love e Ceará.

PALPITE

A perda de Maxuel Samurai será um duro golpe para o Treze, que na última vez que atuou sem o atacante perdeu por 1×0 para o Imperatriz. Apesar de também ter seus desfalques, acredito que o Ferroviário chegará com mais força para o primeiro jogo, sobretudo por jogar em casa.

Meu palpite é uma vitória magra, pelo placar de 1×0, a favor do Ferrão.

FINAL DO CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE D 2018 – JOGO DE IDA

Segunda-feira, 30 de julho

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato