-->

Castanhão ultrapassa 7% da sua capacidade nesta Quarta-feira

Castanhão ultrapassa os 7%. Banabuiu e Orós continuam recarregando e Figueiredo atinge 6,26%

Este mês de abril tem sido favorável para o aumento do volume dos açudes. Decorre das chuvas contínuas que vêm ocorrendo no Ceará, com cheia de riachos e de alguns rios, Nas ultimas 24 horas o açude Banabuiu recebeu um aporte de 1m 08cm, já o açude Orós aumentou 16 cm.

O açude Figueiredo que atingiu a cota 81,89 nas ultimas horas chegou aos 6,26% de sua capacidade de armazenamento.

O aumento do nível do Castanhão, de 62 centímetros chegando à cota 75,71, estando no momento com 7,28% de sua capacidade. tem sido motivo de comemoração entre moradores e produtores rurais.

O Castanhão está localizado na Bacia do Médio Jaguaribe, em Alto Santo, mas o aporte decorre das chuvas no Cariri - distante mais de 200Km - Penaforte, Crato, Mauriti, Missão Velha, Ipaumirim, Cedro, Várzea Alegre, Aurora, Lavras da Mangabeira são exemplos de municípios que despejam suas águas das chuvas em riachos e rios e desaguam no Salgado. "Por isso, é importante o registro de chuva nas bacias hidrográficas, nos afluentes do rio principal", observou Raul Fritz. Há casos de chuvas na própria região que favorecem a ocorrência de cheias em açudes, como a Barragem do Batalhão, em Crateús, de pequeno porte, que está transbordando, após precipitações, nos dias 9 e 12, acima de 100mm.

O Rio Banabuiú, em Morada Nova, abaixo do açude de mesmo nome está cheio e, por isso, a Cogerh faz o bombeamento de parte da água para o Sistema de Abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza.

As chuvas mais intensas ocorreram à jusante (abaixo) do Açude Banabuiú, o terceiro maior do Estado, que está com 3,55%, um volume ainda muito baixo, mas em comparação com o início do mês, houve uma recarga de quase 3%. O nível atual é o maior em três anos. "Diferentemente do Cariri, a bacia do reservatório ainda não foi beneficiada com intensas chuvas, por isso o aporte é reduzido, e decorre de chuvas mais localizadas na própria região onde está o Banabuiú", observou Alcântara.

O Orós, o segundo maior açude do Estado, continua obtendo aporte graças ao aumento do volume do Rio Jaguaribe, em Iguatu, que recebe água da Região dos Inhamuns (Saboeiro a Tauá) e do Cariús, afluente, que é beneficiado por chuvas em parte do Cariri (Nova Olinda, Assaré, Farias Brito, Tarrafas e do próprio município de Cariús). Localizado no Alto Jaguaribe, o Orós é um açude estratégico para o abastecimento de várias cidades e localidades no Médio Jaguaribe.
castanhão
Castanhão ultrapassa 7% da sua capacidade nesta Quarta-feira

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato