Onze municípios terão internet via satélite no Vale do Jaguaribe

NOTICIAS | VALE DO JAGUARIBE

No Ceará 121 cidades terão internet via satélite

Onze municípios no Vale do Jaguaribe passarão a ter acesso ao programa federal Internet para Todos, que beneficiará principalmente a fatia mais excluída da rede mundial de computadores, como os moradores da zona rural, assentamentos, distritos, aldeias e ribeirinhos. 

A cerimônia de assinatura do termo de adesão do programa ocorreu ontem em Brasília (12), e contou com as presenças dos prefeitos e representantes dos municípios da Região Jaguaribana do Ceará, do presidente Michel Temer e do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab

Os municípios do Vale do Jaguaribe beneficiados nesta primeira fase São; Alto Santo, Ererê, Ibicuitinga, Iracema, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Potiretama e São João do Jaguaribe. Todos começarão a receber as antenas em maio, A operação será feita pela empresa Viasat, dos Estados Unidos, que foi contratada pela Telebras.

Em todo estado Cerca de 121 municípios serão beneficiados pelo programa Internet para Todos. Lista AQUI com os nomes, Na segunda fase, outras cidades serão contempladas.

O termo de adesão que será assinado pelos prefeitos define a infraestrutura básica e as condições para a participação dos municípios no programa. As prefeituras devem indicar onde serão instaladas as antenas para distribuição do sinal de internet, além de garantir a segurança da área e arcar com as despesas de energia elétrica.

A conexão de internet será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do governo brasileiro e que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos. Em órbita desde maio de 2017, o satélite tem vida útil de 18 anos. O Internet para Todos oferecerá aos usuários conexão a preços reduzidos.


Por Jornalvaleemdestaque|Créditos: Luciano almeida
 #INTERNET PARA TODOS   #VALE DO JAGUARIBE
Internet para Todos