-->

Água da Transposição pode chegar em junho no ceará, segundo ministro

Brasília/Sucursal. O ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, confirmou ontem, que as águas do Projeto de Transposição do Rio São Francisco chegarão aos canais do Ceará até o fim de junho deste ano.

Ao participar do 8° Fórum Mundial da Água, em Brasília, o ministro falou das ações do governo para solucionar a crise hídrica e ressaltou a Transposição do São Francisco como a maior obra hídrica da história do País. Em um debate com autoridades de outros países, o ministro apresentou a Transposição do São Francisco como uma solução estruturante para o enfrentamento da seca. "12 milhões de pessoas esperam e aguardam a conclusão das obras. Já temos o eixo Leste transformando a vida de muitos e com a chegada até o final do ano do eixo Norte seguramente vamos dar a solução estruturante", disse.

O ministro garantiu que a obra da Transposição deve ser concluída em junho. "Nós estamos com a obra em andamento, pagamento em dia e fazendo monitoramento para cumprimento do prazo. Até o final de junho entregaremos água no reservatório de Jati adentrando o Cinturão das Águas permitindo que a água chegue ao Ceará".

Segundo ele, para agilizar a conclusão das obras, o governo vai usar de novo motobombas e outros equipamentos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), assim como foi feito para a conclusão das obras no Eixo Leste, em 2017. "Não há qualquer entrave orçamentário e financeiro para a continuidade das obras do Eixo Norte", garantiu o ministro, acrescentando que há cerca de R$ 200 milhões reservados dos restos a pagar de 2017, além de R$ 300 milhões orçados para este ano. Quando concluídos, os Eixos Norte e Leste captarão a água do São Francisco, que percorrerá 477 km de canais, abastecendo adutoras e ramais que irão perenizar rios e açudes e beneficiar vários municípios.

Barbalho ressaltou que um dos grandes problemas do Brasil é a péssima distribuição de água, principalmente na região Nordeste que teve nos últimos quase sete anos a pior estiagem dos últimos tempos. "O Brasil é o País com maior extensão hídrica do planeta mas a distribuição não e igualitária e ainda temos regiões com severas estiagens. A solução imediata está na integração das bacias".

Presidente da Comissão Externa da Câmara Federal, criada para acompanhar as obras da Transposição, o deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) afirmou que a situação hídrica no Estado é extremamente crítica e que, com a escassez de chuvas e sem plano alternativo para atender à população, a falta de água pode ser inevitável. O quadro se agrava ainda, segundo ele, porque as obras continuam em ritmo lento.

Dos 2.000 trabalhadores, que deveriam estar na construção dos canais da transposição, entre Cabrobó (PE) e Jati (CE), de acordo com o parlamentar, apenas 700 estão em atividade.

Após o anúncio do ministro, o deputado apenas demonstrou preocupação com a saída do Hélder da pasta de Integração, que deve ocorrer no início de abril.

"O ministro deve entregar a Pasta. Vamos ver quem vai assumir. Espero que quem assuma tenha capacidade de articulação com a área econômica para liberar os recursos necessários". 

Fonte DN
Água da Transposição

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato