-->

Quixereense participa de festival de literatura de cordel na Europa

Cultura popular nordestina é destaque em festival europeu. quixereense Jorge Macedo nos representa.


A arte da palavra em versos. Levou o Jaguaribano Jorge Macedo Natural da cidade de Quixeré, a nos representa no festival internacional de literatura de cordel em Portugal. O Quixereense com destacado trabalho no cenário da cultura popular tem uma grande veia poética. Também os poetas cearenses Geraldo Amâncio, Klévisson Viana representam o Brasil no país Europeu. 

Poeta Geraldo Amâncio


Geraldo Amâncio, com mais de 50 anos de carreira na cantoria popular contou que o festival é uma oportunidade de levar a arte para o lugar onde ela nasceu. “O repente existe em quase todos os países do mundo. Mas foi no Nordeste do Brasil onde a história mais incorporou, onde esteve mais forte. Exatamente por essa vertente da comunicação, o repente enraizou-se mais aqui”, frisou.

Klévisson Viana


O ilustrador, quadrinista e editor de cordéis, Klévisson Viana, também reafirma a força da herança da Península Ibérica no território brasileiro. “O cordel e o repente são muito fracos em Portugal, enquanto no Brasil têm uma força gigantesca. Literatura Popular você pode até encontrar em qualquer país, mas só quem faz com qualidade e em quantidade é o Brasil. A literatura de cordel, como um todo, é muito estudada fora do país”, disse.

No festival, os brasileiros irão palestrar para alunos e professores em escolas e universidades sobre a literatura de cordel, além de declamar e realizar cantorias. Na ocasião também haverá o lançamento do livro “Miolo da Rapadura”, de autoria de Klévisson Viana, marcado para o dia 28 de fevereiro, na Universidade de Aveiro.

Poetas repentistas


Além dos brasileiros, integram o grupo de poetas, os portugueses Augusto Canário e Cândido Miranda, as espanholas Lupe Blanco e Alba Maria, e o marroquino Muhamed el Eich. A abertura do FestCordel ocorreu na quarta-feira (21).

Os Poetas participam até 4 de março da primeira edição do Festival Internacional do Verso Popular (FestCordel). As cidades portuguesas de Aveiro, Murtosa, Estarreja e Albergaria-a-Velha sediam o evento itinerante que pretende restaurar no país uma das tradições culturais mais antigas da língua portuguesa

“O FestCordel deste ano de 2018 é apenas o prelúdio a um grande festival que vai acontecer a partir do próximo ano de 2019 como festival de verão. Trata-se de restaurar uma das tradições culturais mais genuínas e tradicionais do povo português, a da cantoria em verso, na forma de Descantes, Desgarradas e Desafios, que durante séculos animaram os arraiais. Faz parte da nossa identidade e da nossa criatividade, um dos valores esquecidos que temos que recuperar”, adiantou o organizador.

O FestCordel é Organizado pelo professor e pesquisador da cultura popular António de Sousa Abreu Freire, o evento tem como tema “Descante, Desgarrada e Desafio”.
Geraldo Amâncio, Jorge Macedo e Klévisson Viana

    Luciano Almeida

    Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

    Postagem Anterior Próxima Postagem

    Formulário de contato