Ceará enfretará maratona de 13 jogos em 40 dias

O Ceará terá uma maratona de jogos nos próximos dias. O calendário desta temporada do Alvinegro será muito apertado, especialmente nos primeiros quatro meses de partidas oficiais, e a equipe vai precisar se desdobrar para ser competitiva em todas os torneios que disputar. A estratégia, portanto, será escalar titulares completamente diferentes de um jogo para o outro, até porque nos próximos 40 dias os comandados de Marcelo Chamusca vão a campo 13 vezes pelo Estadual, Copa do Nordeste e Copa do Brasil, tendo um intervalo médio de 72 horas entre um confronto e outro. 

A primeira partida oficial do Vovô será amanhã, 16, às 20 horas (horário de Fortaleza), diante do Salgueiro, no estádio Cornélio de Barros, estreia da Copa do Nordeste. Três dias depois, a equipe de Chamusca, pelo Campeonato Cearense, encara o Guarani de Juazeiro. Até o Clássico-Rei diante do Fortaleza, no próximo dia 4 de fevereiro, o Vovô entrará em campo mais cinco vezes e três delas na semana que antecede o confronto. 

Assim, os jogadores alvinegros precisam estar em plena forma física, não só para suportar a carga insana de jogos, mas, também, para que não passem a figurar no Departamento Médico do clube. Para tentar minimizar os efeitos do desgaste ocasionado pelo excesso de partidas, a comissão técnica do Ceará optou, na reapresentação do elenco no começo de janeiro, por fazer trabalhos integrados com bola e atividades físicas. 

O preparador físico do Ceará, Roger Gouveia, que faz parte da comissão técnica fixa de Marcelo Chamusca, lembrou, em entrevista ao Blog Futebol do Povo, que o Alvinegro teve apenas 14 dias de pré-temporada, mas afirmou que reclamar não irá descongestionar o calendário. “Ou se toma uma providência (de dividir o elenco) ou há dois caminhos: o jogador vai se machucar ou vai perder rendimento”, apontou Gouveia.

Não por acaso, o elenco do Ceará conta atualmente com 34 jogadores e a grande quantidade de atletas será o trunfo da comissão técnica para segmentar plantel de acordo com as competições. A prioridade, por ora, são os torneios mais rentáveis como a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil. No Campeonato Cearense, um time alternativo deve ser utilizado por Chamusca até a fase decisiva do torneio. 

DE VOLTA AO LAR

O Ceará anunciou ontem o retorno do meia Wescley à Porangabuçu. Com passagens pelo Alvinegro entre 2015 e 2016, tendo marcado 10 gols em 80 jogos pelo clube, o jogador estava atuando no Vissel Kobe do Japão e retorna ao Vovô, cedido por empréstimo de um ano pelo time japonês. 

O carioca Wescley, 26, é a 17ª contratação do Vovô para a temporada 2018. Além dele, no sábado, 13, Juninho, volante que estava no Bahia, foi anunciado também por empréstimo. O período será de 12 meses. Ambas as contratações foram antecipadas pelo O POVO. 

Maratona

Dia 16/1, terça

Salgueiro x Ceara

Dia 19/1, sexta

Ceará x Guarani de Juazeiro

Dia 21/1, domingo

Iguatu x Ceará

Dia 24/1, quarta

Floresta x Ceará

Dia 27/1, sábado

Ceará x Ferroviário 

Dia 30/1, terça

Ceará x CSA

Dia 1/2, quinta

Ceará x Uniclinic

Dia 4/2, domingo

Fortaleza x Ceará

Dia 7/2, quarta

Brusque x Ceará

Dia 9/2, sábado

Ceará x Horizonte

Dia 17/2, sábado

Maranguape x Ceará 

Dia 20/2, terça

Sampaio Corrêa x Ceará

Dia 24/2, sábado

Tiradentes x Ceará 

Cearense 2018

TIME PG J V

1º Ferroviário 4 2 1

2º Iguatu 4 2 1

3º Horizonte 3 2 1

4º Floresta 2 2 0

5º Tiradentes 1 1 0

6º Maranguape 1 2 0

7º Ceará 0 0 0

8º Fortaleza 0 0 0

9º Uniclinic 0 0 0

10º Guarani-J 0 1 0 PASSAM PARA A 2ª FASE

REBAIXADOS PARA SÉRIE B
Cearense 2018