Nesta terça-feira (05), a guarnição do Corpo de Bombeiros de serviço em Limoeiro do Norte foi acionada por volta das 15 horas para atender uma ocorrência de incêndio em vegetação na comunidade de Pedra Branca, no mesmo município.
Ao chegar ao local, a equipe, composta pelo subtenente Reis e pelos soldados Cordeiro, Diego, Laecio e Viana, constatou tratar-se de uma plantação de banana que estava incendiando. "A extinção do fogo em situações assim é dificultada devido à grande quantidade de palhas no chão, fazendo com que o fogo se espalhe rapidamente", explica o subtenente Reis, comandante da guarnição.
O incêndio só foi completamente controlado por volta das 18 horas, após um trabalho que envolveu um combate extensivo com água e material de sapa, como pás, enxadas e abafadores.
Crime
O Código Penal Brasileiro, em seu artigo 250, considera crime o ato de causar incêndio e o Código Florestal, regulamentado pelo Decreto nº 2.661, de 1998, proíbe o emprego do fogo nas florestas e demais formas de vegetação. Os agricultores que pretendem limpar seus terrenos devem procurar fazê-lo com segurança, para que o fogo não se torne um incêndio. A maneira mais eficaz para isso é criando um aceiro, que é uma delimitação da área onde se encontra a vegetação a ser queimada feita com enxada.