-->

Zika pode ser transmitida por relação sexual

O Zika é também uma doença sexualmente transmissível (DST). É o que alerta o professor e pesquisador do Departamento de Imunologia da Universidade de São Paulo (USP), Jean-Pierre Peron. Segundo ele, durante Simpósio Internacional sobre Neuroinflação, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), realizado no Centro de Eventos do Ceará, o vírus (ZKV) pode ser transmitido através de relação sexual de uma pessoa com Zika para os seus parceiros, mesmo que ela já esteja infectada e não apresente os sintomas da doença. "O mosquito Aedes aegypti pica a pessoa, transmite o vírus e se ela transar sem camisinha está colocando em risco o outro não só para a infecção em questão como para outras DSTs", afirma, acrescentando que isso é de conhecimento mundial e não entende as razões porque no Brasil, a informação não esteja disseminada. "Nos Estados Unidos, ainda no aeroporto, se ver cartazes chamando atenção para o perigo", afirma.

De acordo com dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), entre janeiro e 11 de novembro deste ano, o Ceará somou 559 casos da enfermidade, sendo 80 em gestantes, mas sem casos de microcefalia, contra 103 no ano passado.

É certo que houve diminuição no número de novas ocorrências, explica Jean-Pierre, por vários motivos, sendo o mais provável porque o vírus infectou muita gente que ficou imunizada. No entanto, frisa, isso é por um período. O mosquito não foi debelado. "O problema para as futuras gerações ainda está muito longe de ser solucionado, ou seja, as crianças nascidas agora e sem contato com o vírus podem ser infectadas. Até porque, o ZKV está instalado no âmbito silvestre e, muito provavelmente, temos macacos infectados com Zika nas florestas e com isso o vírus pode voltar às cidades e ser transmitido para as pessoas".

Por esta razão, defende, existe a necessidade de se promover os estudos para a vacina. "Estamos com parceria com a Universidade de Harvard, no Estados Unidos, ainda nas primeiras fases da pesquisa", adianta.

Microcefalia

Um problema ainda grave, diz, é com relação aos bebês com microcefalia causada pelo ZKV. São cerca de três mil em todo o País. Eles estão se desenvolvendo, destaca, e muitas das pesquisas, entre elas, a que o grupo dele está envolvido, busca entender a patogenia da doença e quais os mecanismos celulares e moleculares que a promovem. "Hoje, a gente não fala em microcefalia e sim na Síndrome Congênita, porque os bebês carregam outros sinais e não só a microcefalia". Como exemplo, cita, degeneração macular, lesão da retina, restrição do crescimento, perdas auditivas, entre outros, e mesmo bebês sem a Síndrome podem ter problemas importantes do sistema nervoso. Entre o que o grupo de pesquisadores estuda está como o vírus se comporta no cérebro, que tipo de célula ele infecta, quais as proteínas que ele induz, resposta imune e invasão viral, nesse caso, entender qual o receptor que o vírus gruda para invadir a célula. "Se a gente entender essa biologia podemos intervir terapeuticamente, inclusive indo buscar drogas que possam impedir a ação do hospedeiro", pontua.
Transmissão do zika pode ocorrer por via sexual

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato