-->

Governo do Ceará assina ordens de serviço em Palhano e Russas

O sonho de receber água na torneira e no chuveiro de casa está mais próximo para 729 famílias dos municípios de Palhano (402 famílias) e Russas (327), na região do Vale do Jaguaribe. Na manhã desta terça-feira (31), o secretário-chefe da Casa Civil Nelson Martins e o secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira assinaram as ordens de serviço para instalação dos sistemas de abastecimento d´água da comunidade Jurema, em Palhano, e das comunidades Lagoa Grande, Sítio Barreira, Mundo Novo e Coaçu, em Russas.

No total, estão sendo investidos R$ 4.131.744,55 por meio do Projeto São José III que proporcionará a captação da água a partir do Canal do Trabalhador, o tratamento e a distribuição dos recursos hídricos para as residências nas cinco localidades. A cessão de uma pequena parcela da água que corre no canal, de acordo com Dedé Teixeira, foi negociada com o Comitê Gestor de Bacias Hidrográficas do Estado do Ceará, colegiado ligado à Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh).

"Estamos realizando obras de abastecimento d´água em 81 comunidades de 38 municípios cearenses com um investimento de R$ 48 milhões do São José e o mais importante: estamos atendendo o desejo do homem e da mulher do campo que precisa desse líquido tão importante para viver e produzir. Esse é o nosso compromisso e o compromisso do governador Camilo Santana com todos os agricultores familiares do Ceará", frisou o secretário do Desenvolvimento Agrário.

"Somente com essa obra em Palhano, estamos chegando a quase um quinto da população deste município e o Governo do Ceará quer realizar ainda mais: vai universalizar o abastecimento d´água em toda área rural nos próximos anos", completou Nelson Martins citando o sucesso da universalização das cisternas pelo Programa Água Para Todos em anos anteriores.

Para o deputado federal José Guimarães, o sertanejo exige pouco ao cobrar o abastecimento d´água das autoridades públicas e retribuirá todo o esforço dos técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e do Governo do Ceará com desenvolvimento. "Se você der um bico luz e água, as comunidades do campo se desenvolvem e vão embora", externou ao citar o Programa Luz Para Todos, do governo federal.


NAS REDES SOCIAIS

  • Curta a nossa página
  • Leia as últimas notícias
  • Concursos e Emprego
  • Loading...
"A gente sabe que todo investimento gasto para levar água para população é pouco, ainda assim quero lançar um apelo as essas comunidades para que cuidem muito bem da água que vai chegar e a usem com responsabilidade", conclui o prefeito de Palhano Dinho Nunes.

Sonho antigo

"A vida do agricultor é cruel, quando a chuva chega é um alívio, mas com a escassez dos últimos cinco anos piorou". A narrativa é de Jonas do José Benedito, de 48 anos, natural da comunidade de Jurema, em Palhano.

O produtor rural cita como problema a água salobra de oito cacimbas que abastecem as onze localidades que compõem a comunidade da Jurema e está otimista com a assinatura da ordem de serviço do sistema de abastecimento d´água que vai beneficiar 402 famílias, embora reconheça que é um "projeto ousado" utilizar os recursos hídricos do Canal do Trabalhador para beneficiar a localidade.

"Se Deus quiser já no próximo ano a minha família vai ter água na torneira e no chuveiro de casa - e aí a vida vai melhorar muito", completa o agricultor na esperança de ver o sonho do pai dele, que faleceu há três anos, realizado.
russas e palhano

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato