Deputados votam hoje denúncia contra Temer

Deputados votam hoje denúncia contra Temer - Mais do que a votação em si, o registro eletrônico da presença dos deputados (quórum) será decisivo na votação da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) nesta quarta-feira (2).

Isso porque para dar continuidade à análise da denúncia pelo STF, a oposição precisa de 342 votos, o que dificilmente terá já que o bloco tem hoje cerca de 100 deputados. Para barrar a denúncia, o governo precisa de 172 votos.

Sabendo que não terá os votos necessários para levar a denúncia adiante, a estratégia da oposição tende a ser a de não comparecer à sessão. Se não houver registro de presença de 342 deputados, a votação não pode acontecer, ficando, portanto, adiada.

Para Temer, adiar a decisão é o pior dos cenários, já que o governo assegura que terá os 172 votos. Mas, enfraquecida desde a delação da JBS, a base do governo Temer tem dificuldade de garantir a presença dos 342, ou dois terços da casa, na sessão desta quarta.

Com a saída de partidos da base, e dissidências nos partidos que ainda estão no governo, como PSDB e o no próprio PMDB, Temer e a sua tropa de choque passaram os últimos dias em uma ofensiva aos deputados para garantir presença, e, de preferência, votos favoráveis.
deputados-votam-hoje-denuncia-contra-temer