A paixão do bancário aposentado João Batista Guimarães, de 67 anos, por bicicletas começou quando ele ainda era garoto. Mas à época, na década de 1950, a magrela era sinônimo de status social, e por isso era muito cara. Ele, de família humilde, conseguiu ter a sua primeira somente aos 16 anos, e daí pra cá não parou de comprar e restaurar vários modelos.
João já possui 50 bicicletas de diversos modelos e anos de fabricação. E, pensando em preservar a história, surgiu a ideia da construção do “Museu da bicicleta”, que está em andamento na sua casa, em Morada Nova. Ele também pretende expor, além das magrelas, discos antigos e coisas da antiguidade.
![]() |
João Batista Guimarães, um apaixonado por bicicletas (FOTO: Arquivo Pessoal)
|
“Eu convivi com a bicicleta desde a infância. Onde eu via uma bicicleta, que tinha originalidade, eu pensava em preservar. Se todas já estivessem restauradas seria 70”, conta.
O colecionador fala com orgulho da sua bicicleta mais antiga, uma modelo inglesa da marca Philips do ano de 1936, campeã de vendas em 144 países. Ela que foi adquirida em Quixeré, município do Vale do Jaguaribe. De acordo com João Batista, aqui no Ceará, existe outro modelo como esse, com um colecionador de Fortaleza.
“A mais antiga é uma inglesa. Tenho uma restaurada de 1936 e ela é muito rara”, orgulha-se.
Com ajuda de amigos e amantes das bicicletas, eles fundaram um clube e promovem há quatro anos um passeio todos os domingos nas principais ruas da cidade, com cerca de 20 bicicletas antigas. Quando se reúnem e falam sobre a paixão das duas rodas e vão pedalar.
Já em Limoeiro do Norte existe um homem que também apaixonado por bicicletas. É João Aurisio, que possui vários modelos antigos. Entre elas, uma Monark Brasiliana de 1964, conhecida na época como Cadilac de duas rodas.
A cidade de Limoeiro do Norte será palco da primeira exposição de bicicletas do Vale do Jaguaribano, que acontecerá no dia 6 de julho de 2017. O local ainda será definido.
A bicicleta Philips, de 1936, uma das antiguidades a serem expostas no Museu da Bicicleta (FOTO: Arquvo Pessoal)