Francisco Teixeira afirma que é preciso continuar racionando água e torcer para uma boa quadra chuvosa no próximo ano
O secretário dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará, Francisco Teixeira, reforçou, nesta quinta-feira (11), que a Região Metropolitana de Fortaleza somente possui água suficiente para abastecer a população até a próxima estação chuvosa, isto é, até o início de 2018.
Teixeira afirmou que é preciso continuar racionando água, pois o principal açude responsável por abastecer a RMF, o Castanhão, localizado em Alto Santo, está com apenas 6% de sua capacidade.
“Nós temos um aporte razoável na Região Metropolitana, o que nos dá a condição, fazendo o uso racional da água, de chegarmos até a próxima estação chuvosa se continuarmos com a tarifa de contingência e com todos os instrumentos de gestão da demanda”, frisou o secretário.
Para buscar melhorias para a situação hídricas do Estado, Francisco Teixeira reúne-se, em Brasília, como Ministério da Integração, para tentar a liberação de recursos para o Cinturão das Águas e instalação de adutoras no interior do Ceará.
Atraso na Transposição
O secretário comentou ainda a situação das obras do Eixo Norte, última etapa das obras de transposição do Rio São Francisco que trará água para o Ceará. Após a licitação,o Ministério da Integração inabilitou os dois primeiros consórcios mais bem colocados e concedeu vitória ao terceiro colocado, o consórcio Emsa-Siton.
O caso está sendo investigado pelo Ministério Público Federal (MPF).
“Deus queira que o Ministério consiga logo resolver isso e dê a ordem de serviço para reiniciar a obra para ver se em 6 meses ou até o final do ano essa água chegue aqui, porque ela é muito importante para nós”, finalizou.
Com informações do jornalista José Maria Melo.