-->

Homem invade igreja em Fortaleza e destrói imagens de santos

Quatro imagens católicas foram destruídas ontem (23) após uma invasão à Igreja de São Benedito, no Centro de Fortaleza. 
homem-invade-igreja-em-fortaleza-e-destroi-imagens-de-santos
As pessoas que estavam rezando no Santuário ficaram atônitas com a atitude do jovem, que entrou na Igreja e passou a destruir as imagens. O rapaz foi detido pelos próprios fiéis e elevado para ao 34º Distrito Policial ( Fotos: Kid Júnior )
homem-invade-igreja-em-fortaleza-e-destroi-imagens-de-santos
A Igreja de São Benedito, situada na Avenida do Imperador, foi inaugurada em 1938 pelo arcebispo Dom Manuel da Silva Gomes. O santuário teve início como capela, no ano de 1885. Em 1968, o local passou a ter status de paróquia




O crime ocorreu por volta das 16h, quando um jovem teria adentrado o santuário, retirado as peças de seus respectivos altares e as arremessado no chão. Segundo padre Anízio Ferreira, vigário paroquial do Santuário, as imagens - que retratavam o Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, São Pedro Julião Eymard e São Benedito, padroeiro da igreja - eram raras e possuíam grande valor histórico e religioso. O acusado foi detido e levado ao 34º Distrito Policial, no Centro.

"A Igreja fica aberta para o povo fazer adoração. O rapaz entrou, se dirigiu à imagem de São Pedro e derrubou com as mãos, diante do público. Era uma peça rara, de valor inestimável. Depois, fez o mesmo com as outras. Eram imagens de mais de um metro de altura, antiquíssimas e de sentimento religioso muito grande", afirmou o padre.

Raridade
Conforme o vigário, não se sabe ao certo em que época as peças foram produzidas, mas todas se encontravam na Igreja de São Benedito há, pelo menos, 80 anos. Uma delas, a de São Pedro Julião Eymard, é oriunda da Holanda e tem caráter de raridade, uma vez que foi feita a partir de moldes não existentes no Brasil. Já a imagem de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento possuía uma redoma de vidro, também destruída durante o crime.

Padre Anízio Ferreira frisou que o responsável pela destruição das peças foi contido pelos fieis que estavam na Igreja durante a tarde e levado pela Polícia ao 34º DP. O vigário afirmou que o jovem não revelou motivações para o delito. Até o fechamento desta edição, não foi divulgado o nome do acusado e nem informações sobre os encaminhamentos da ocorrência.

Perda
Segundo o padre, o dano às imagens representa grande perda para o Santuário e para os fieis. "As imagens têm muito valor para o coração do povo de Deus, que gosta, respeita, venera e tem uma devoção muito grande", lamentou o sacerdote.

A Igreja de São Benedito foi inaugurada em 1938 pelo arcebispo Dom Manuel da Silva Gomes. O Santuário teve início como capela, no ano de 1885. Em 1968, o local passou a ter status de paróquia.

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato