O governador do Estado, Camilo Santana, anunciou a instalação, no município de Tabuleiro do Norte, de um polo metalmecânico multisetorial do Vale do Jaguaribe. De acordo com o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Ceará (Codece), Roberto Feijó, o investimento inicial por parte do Estado é de R$ 10 milhões.
"Ele vai ser instalado no entroncamento da BR-116 com a BR-437, entre os municípios de Tabuleiro do Norte e Limoeiro do Norte", disse Feijó. Segundo ele, já está em andamento o decreto de desapropriação de uma área de 86,5 hectares que vai abrigar o polo metalmecânico.
O presidente da Codece também afirmou que os projetos do plano diretor serão executados em parceria com a Secretaria das Cidades. "No momento que a Codece tem a posse do imóvel, nós iniciaremos o trabalho de identificação da área e a terraplanagem", disse ele.
Demanda
De acordo com Feijó, o polo metalmecânico tem a finalidade básica de atender a uma demanda da região do Vale do Jaguaribe. "Existe uma quantidade muito grande de indústria, na área do setor caminhoneiro, fabricação de peças, prestadores de serviços desses segmentos. Essas empresas estão hoje instaladas dentro da região urbana causando um impacto negativo".
O presidente da Codece explicou que o polo vem para reordenar a instalação das cerca de 120 empresas da região. "Além disso, o objetivo é permitir o desenvolvimento do setor para que tenhamos um centro de produtores de peças e a captação de mais investimentos", reforçou.
Cronograma
A previsão para o início do funcionamento do polo é no segundo semestre de 2018, segundo Feijó. Ainda não há estabelecido um cronograma de execução das obras porque o terreno para a instalação do polo ainda passa por desapropriações. "A partir daí já podemos planejar todo o calendário", disse. O terreno também deverá comportar uma estação rodoviária.