A Barragem Germinal, construída no município de Palmácia, é a mais nova atração do Maciço de Baturité. Com capacidade para 3,1 milhões de m³ o reservatório construído pelo governo do Estado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) sangrou pela primeira vez com as chuvas da última segunda-feira (8) na região serrana. A barragem represa as águas do rio Pacoti.
Segundo informações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) a barragem ainda não foi incluída no sistema de monitoramento da Companhia. A obra, iniciada em 2011, acaba de ser concluída. O governador do Estado, Camilo Santana, ainda não definiu data para a inauguração. Mas com a Germinal sangrando a expectativa da população de Palmácia é de que seja ainda neste mês de maio.
Atualmente estão sangrando no Ceará os açudes Acaraú Mirim e São Vicente, da bacia do Acaraú; Quandú, Gameleira e São Pedro Timbaúba, da bacia do Litoral; Itaúna, Tucunduba e Angicos, da bacia do Coreaú e o Maranguapinho, Itapebussu, Cahuipe e Tijuquinha, das bacias Metropolitanas. Este último, o Tijuquinha, em Baturité, ultrapassou sua cota máxima, de 881 mil m³ pela terceira vez este anos. As outras duas foram nos dias 13 e 17 de abril. Os dados são da Cogerh.
Veja também no Diário do Nordeste o Tijuquinha sangrando pela terceira vez
Itens relacionados:
Ceará