O traficante Fernando Luiz da Costa, conhecido como "Fernandinho Beira Mar", está sendo transferido na tarde desta quarta-feira (25), da Penitenciária Federal de Porto Velho para a Penitenicária Federal de Mossoró. Segundo fonte do MOSSORÓ HOJE, o carioca deve desembarcar no Aeroporto Dix-Sept Rosado, na noite de hoje.
Segundo o jornal Tribuna do Norte, Beira Mar ficará preso em Regime Disciplina Diferenciado (RDD) que impede contato com outros presos da unidade. Beira Mar é condenado a quase 320 anos de prisão por crimes de tráfico de drogas, formação de quadrilha e homicídio.
Essa não é a primeira vez que o traficante fica detido no presídio federal de Mossoró. Em fevereiro de 2011, ele foi transferido para a unidade. Um ano depois, ele seguiu para o presídio federal de Rondônia.
Atualmente, também estão custodiados em Mossoró outros líderes da facção carioca Comando Vermelho (CV), é o caso de Márcios dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, e Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco.
A penitenciária de Mossoró é uma das cinco federais do Brasil e a única do Nordeste. O presídio tem capacidade para abrigar 208 homens.
Nesta quarta-feira (24), a operação Epístola, da Polícia Federal, prendeu Marcos Marinho dos Santos, o Chapolin, em Fortaleza. Ele foi identificado pela Polícia Federal como Braço-direito de Fernandinho Beira-Mar.
Ao todo, 35 mandados de prisão e 27 de condução coercitiva foram cumpridos no Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Rondônia. Todos os alvos têm ligação com a quadrilha de Fernandinho Beira-Mar.
Itens relacionados:
NORDESTE