-->

Movimento de greve ganha as ruas do Centro de Sobral

greve-geral-ganha-as-ruas-do-centro-de-sobral

Sobral- Centenas de manifestantes se concentraram na manhã desta sexta-feira, 29, na Praça de Cuba, no coração do comércio de Sobral, para protestar. Com faixas, cartazes e palavras de ordem, representações de diversos grupos, entidade de classe, sindicatos, movimentos sociais e categorias de servidores saíram em caminhada pelas ruas do Centro da Cidade em protesto contras as reformas trabalhistas e da previdência e em defesa da aposentadora dos trabalhadores.

Concentração

O protesto saiu da praça acompanhado por cerca de 30 policiais militares, que reforçaram a segurança durante o percurso, que se estendeu pela Rua Diego Gomes, em frente ao Mercado Municipal, retornando à Praça de Cuba e seguindo por algumas ruas e avenidas mais ao Centro da Cidade. Ao longo do percurso, a movimentação do tráfego fluiu normalmente à medida que a multidão avançava, num protesto pacífico.

De acordo com a Prefeitura, o dia foi de trabalho normal, deixando a critério de cada servidor aderir ou não à greve. “Mas nenhum dos que resolveu ir às ruas para protestar será punido com falta, segundo” a assessoria. Representantes de algumas escolas do Estado e município, assim como a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) estiveram na manifestação. Estudantes também marcaram presença durante a caminhada. Todo o comércio manteve suas portas abertas, assim como os bancos mantiveram seu funcionamento normal.

Segundo Gilvan Azevedo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais, “esse é o momento do povo dizer não a esse pacote de reformas que fere mortalmente nossa Constituição. Estão aqui diversas representações, não apenas na esfera municipal, mas estadual e federal em busca de nossos direitos”, disse.

Reformas

Dentro do pacote de reformas estão as mudanças relacionadas ao trabalhador de carteira assinada que passaria de 35 anos, para os homens e 30 para as mulheres, em tempo de contribuição para o INSS, para 40 anos de idade para homens e mulheres. Em relação aos trabalhadores rurais, homens e mulheres, que no momento não contribuem com o seguro; com a reforma eles teriam que passar a contribuir em 20 anos, cada.

Além do policiamento militar, 12 agentes da Guarda Municipal cuidaram da organização do trânsito. Segundo a organização do movimento, cerca de 2 mil pessoas participaram da caminhada. A Polícia não deu estimativa do número de manifestantes.

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato