A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (18) o reajuste tarifário anual da Enel Distribuição Ceará. As tarifas serão reajustadas, em média, em 0,15% para todos os clientes da distribuidora. Para os consumidores de baixa tensão, em sua maioria clientes residenciais, haverá uma redução, em média, de 0,39%. Já para os clientes de média e alta tensão, o reajuste será, em média, de 1,44%.
O reajuste anunciado nesta terça-feira passa a valer a partir do próximo sábado (22) e ficou bem abaixo da inflação aplicada nos últimos 12 meses, medida pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) e pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que foi de 4,86% e 4,57 respectivamente.
Segundo José Alves, diretor de Regulação da Enel no Brasil, “um dos principais fatores que impactaram a tarifa desse ano foi a redução da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), encargo federal que compõe despesas como descontos da tarifa social baixa renda e produção de energia termelétrica nos sistemas isolados".
Composição da tarifa
Somente 23,6% da conta de luz se destina ao serviço de distribuição de energia operado pela Enel Distribuição Ceará. Ou seja, numa conta de luz no valor de R$ 100, apenas R$ 23,6 são destinados à distribuidora, para operação, expansão e manutenção da rede de energia elétrica. Veja abaixo como ficou a composição da conta de energia após aprovação do reajuste tarifário divulgado hoje:
Fonte: Enel Distribuição Ceará
Itens relacionados:
Nacional