-->

Moradores de Quixeré aprovam exploração de mina de calcário

A empresa já explora a mesma jazida, no estado vizinho do Rio Grande do Norte, próximo à divisa com o Ceará, e quer expandir a produção

Os moradores de Bonsucesso, na zona rural de Quixeré, no Vale do Jaguaribe, conheceram, nesta terça-feira (14), o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto no Meio Ambiente (EIA-Rima) do projeto de instalar na região a unidade de exploração de calcário Mineração Polimix. O estudo foi apresentado durante uma audiência pública promovida pela empresa interessada, a Fábrica de Cimento Mizu, cumprindo a exigência da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) para o licenciamento prévio do empreendimento.


De acordo com a empresa, os impactos ambientais físicos, biológicos e socioeconômicos estão dentro dos parâmetros legais. “O EIA-Rima vai ser analisado pela Semace, que é órgão ambiental do Estado, e pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente, que dará um parecer, dizendo se aprova ou não”, afirmou a representante da Semace na audiência, a superintendente adjunta da autarquia, Virgínia Carvalho. “A audiência pública é uma etapa importantíssima, na qual a comunidade conhece o projeto”, completou.

A empresa já explora a mesma jazida, no estado vizinho do Rio Grande do Norte, próximo à divisa com o Ceará, e quer expandir a produção. “Como a Mizu segue todas as diretrizes junto ao Idema, órgão ambiental do Rio Grande do Norte, respeitará também os condicionantes apontados pela Semace”, afirmou o geólogo responsável, Igor Gothardo. “O que nosso empreendimento precisa é ter segurança com relação à qualidade e quantidade de material a ser explorado para dar operação segura à fábrica”, ressaltou.

Cerca de 50 famílias vivem em Bonsucesso, a localidade mais próxima da mina. A moradora Vilda Santiago espera que a operacionalização da mina traga benefícios à região. “Eu acho que é o que todo o povo da comunidade espera”, afirmou. Um dos benefícios será a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) a ser paga pela exploradora ao município de Quixeré. Se todos os trâmites correrem como esperado, a previsão da empresa é começar a explração até o início de 2018.

Alberto Perdigão
Assessoria de Comunicação da Semace
moradores-de-quixere-aprovam-exploracao-de-mina-de-calcario

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato