-->

Chuvas podem se intensificar na segunda quinzena do mês

A quadra chuvosa teve início ontem, mas a Zona de Convergência Intertropical ainda não está presente no Estado

O período da quadra chuvosa no Estado, que vai de fevereiro a maio, teve início oficial ontem junto com a esperança do cearense para que, enfim, se encerre um dos maiores períodos de seca já enfrentados. Mas, apesar das chuvas que atingiram boa parte dos municípios neste primeiro dia, a possibilidade da incidência de grandes precipitações deve ficar somente para a segunda quinzena do mês, quando a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) estará atuando de forma mais permanente no Ceará, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Principal indutor de chuvas no Ceará, o fenômeno ainda não está atuando no Estado. Neste momento, se encontra localizado sobre o Oceano Atlântico, em uma região próxima ao litoral, conforme esclarece o meteorologista da Funceme, Raul Fritz. "É uma condição já esperada. A Zona de Convergência está em uma área larga, em uma grande faixa de nuvens de chuva, numa posição considerada normal. A medida que fevereiro vai avançando, ela vai atuando mais diretamente no Estado e, na segunda quinzena do mês, a atuação será mais permanente", diz.

Norte
Chegando ao Ceará, de acordo com o meteorologista, o fenômeno geralmente ocorre primeiro sobre a região Norte, alcançando regiões mais adentro do Estado dependendo da sua intensidade. A ZCIT, segundo detalha, oscila em latitude, ocasionando a maior quantidade de chuvas quando tende a ficar mais ao sul da linha do Equador, entre os meses de março e abril, o que acaba gerando precipitações em quase todo o Estado. "Nossos anos chuvosos acontecem quando a Zona de Convergência Intertropical está com mais latitude possível, mais ao sul do Estado, é quando sua atuação permanece por mais tempo".

Apesar do fenômeno não ter chegado em terras cearenses, ainda segundo Fritz, o Estado continua sob a influência do Cavados de Altos Níveis (CAN), mesmo estando em baixa intensidade. O sistema é típico do período de pré-estação chuvosa, que chegou ao fim na última terça-feira (31).

Para hoje, a previsão da Funceme aponta nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea e no sul do Ceará, entre a madrugada e o período da manhã. No decorrer do dia, o céu fica parcialmente nublado em todas as regiões. Amanhã, há possibilidade de chuvas na faixa litorânea também entre a madrugada e a manhã. Ao longo do dia, céu com poucas nuvens em todas as regiões cearenses.

Este ano, segundo prognóstico da Funceme para os meses de fevereiro a abril, a probabilidade de chuvas dentro da média histórica é de 40%. Nos últimos cinco últimos anos, as previsões apontaram chuvas abaixo da média, o que acabou se confirmando.

Já a última pré-estação chuvosa do Ceará, referente a dezembro de 2016 e janeiro de 2017, acumulou 103,4 mm, em média, ficando 21% abaixo da média histórica para o período, que é de 130,3 mm. Em dezembro, as chuvas ficaram, em média, 6,4% abaixo do esperado e, em janeiro, a queda foi de 25,3%.

Informações diário do nordeste 
chuvas-podem-se-intensificar-na-segunda-quinzena-do-mes

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato