Juazeiro do Norte. Pelo terceiro dia consecutivo as chuvas chegaram ao Estado do Ceará de forma mais amena. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), entre as 7 horas de terça-feira e 7 horas dessa quarta-feira, choveu em 57 dos 184 municípios cearenses. O maior volume foi registrado na cidade de Quixeramobim (31 mm), na região do Sertão Central.
As cidades de Trairi (26 mm); Banabuiú (23.6 mm); Amontada (23.2 mm) e Santana do Acaraú (22.4 mm) completam a lista dos cinco maiores índices. Ainda conforme o órgão, a média de chuva das 57 cidades neste período foi de apenas 3.9 milímetros.
Com os discretos volumes, a primeira quinzena de fevereiro encerra-se, portanto, com 83.8 mm acumulados, o que representa desvio negativo de 29.4%. Entretanto, esse número tende a melhorar com as precipitações da segunda quinzena do mês.
Previsão
A previsão para hoje é de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea e na Serra da Ibiapaba ao longo do dia. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. Amanhã, o prognóstico da Funceme é de nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões cearenses.
Açudes
O sertanejo espera ansioso que as previsões de chuva se confirmem e venham com boa intensidade para dar aporte aos reservatórios do Estado que, apesar de terem tido discreta melhora, seguem com nível crítico. Na última semana, o nível dos 153 açudes
monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) passou de 6.2% para 6.3%.
Em termos práticos quase nada mudou, pois 134 açudes ainda continuam com volume abaixo dos 30%. Porém, com a sangria de várias barragens e do açude Caldeirões, em Saboeiro, a esperança por um inverno melhor se renova.
Itens relacionados:
Ceará