Granja. A Zona Norte voltou a liderar o ranking das chuvas registradas pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), ocorridas em 15 municípios. As três maiores foram em Granja (35 mm), Itapipoca (19.6mm) e Meruoca (12.0 mm).
Segundo a Funceme, após um período de breve escassez, em que por dois dias (4 e 5 de fevereiro) não choveu em nenhum município, pelo afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que se deslocou para o Oceano Atlântico, a expectativa era que voltasse a se aproximar do Estado, entre os dias seguintes e culminasse entre 7 e 8, com áreas de instabilidade trazendo chuvas isoladas, a maioria no Norte do Estado.
As previsões são de chuvas mais generalizadas, entre os dias 10 e 11, principalmente no Cariri e Sertão dos Inhamuns. As precipitações devem se seguir até 18 de fevereiro, com incidência na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), Sul e Oeste do Estado.
"A tendência é que as chuvas aumentem na segunda quinzena deste mês, de transição, entre a pré-estação e a estação", disse o meteorologista da Funceme Raul Fritz. A expectativa para esta quinta (9) e sexta-feira (10) é de chuvas isoladas em todas as regiões do Ceará.
Itens relacionados:
Ceará