-->

Preso tem cabeça arrancada no Ceará

O detento Roberto Pereira de Souza, de 39 anos, foi morto na madrugada desta sexta-feira (6), na Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Elias Alves da Silva (CPPL IV). O homem, que respondia por crimes de homicídio e roubo, teve a cabeça arrancada, assim como os olhos e os dentes. A reportagem apurou que as autoridades da Segurança Pública, Ministério Público, Justiça e Defensoria se reuniram com o Governo do Estado para traçar um planejamento sobre a situação das unidades prisionais e evitar que mais mortes ocorram no Ceará.

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) confirmou a morte do preso, mas não deu detalhes da motivação. Conforme a Pasta, "os agentes (penitenciários) retiraram o corpo de Roberto Pereira, que apresentava muitas marcas de lesão".

O assassinato do detento ocorre na mesma semana das transferências de internos recolhidos nos presídios localizados no Complexo Penitenciário Itaitinga II. A medida, de acordo com a Secretaria de Justiça, teve como objetivo "desarticular lideranças e prevenir conflitos nos estabelecimentos prisionais".

A realocação ocorreu um dia depois que 56 presos foram mortos em presídios do Amazonas, e os crimes foram atribuídos à organização criminosa Família do Norte (FDN), que teria agido com o conluio de outras facções. Entretanto, a Sejus nega que a transferência de presos no Ceará tenha relação com a rebelião e a chacina ocorridas em Manaus. Apesar da negativa da Pasta, a reportagem apurou com advogados e familiares dos presos que a transferência foi motivada pelo fim do pacto de paz entre duas organizações criminosas que têm atuação em todo o Brasil, inclusive no Ceará: o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV).

Áudios com relatos de presos sobre a "expulsão" de internos de determinadas facções circularam na rede social WhatsApp e a autenticidade foi confirmada por um advogado que representa 11 presos ligados ao PCC, e que estão detidos no Complexo Penitenciário de Itaitinga II. O representante jurídico disse que um integrante da cúpula do PCC no Ceará foi um dos transferidos. Ele teria saído da Unidade Penitenciária Desembargador Adalberto Barros Leal, o 'Carrapicho', em Caucaia, para Itaitinga.

Visitas

A Secretaria de Justiça informou, por meio da Assessoria de Comunicação, que as visitas no fim de semana nas unidades será normal. "As unidades estão calmas", disse a Pasta. Sobre as causas da morte do detento, a Sejus disse que o caso será investigado pela Polícia Civil.

O advogado ouvido pelo jornal, que pediu para não ser identificado, disse que as características da morte indicam que o assassinado pode ter sido motivado por briga entre facções. Segundo ele, a CPPL IV é dominada pelo CV e 'Guardiões do Estado' (GDE). No entanto, pelo fato de o homem ter tido os olhos e dentes arrancados pelos outros detentos, também pode indicar algum fator externo como a causa da execução.
preso-tem-cabeca-arrancada-no-ceara

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato