O decreto assinado pelo novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na última sexta-feira (27/1), banindo a entrada de estrangeiros de sete países de maioria muçulmana, também vai trazer mudanças para a emissão de vistos para os brasileiros.
A informação foi confirmada pela embaixada dos EUA, em Brasília. A mudança nas regras altera a condição, principalmente, sobre as entrevistas.
Agora, a entrevista é obrigatória para brasileiros que têm entre 15 e 79 anos, inclusive para renovações.
As exceções são: Brasileiros com idade inferior a 14 anos ou superior a 79 anos; Brasileiros que anteriormente tinham um visto na mesma categoria e que expirou menos de 12 meses antes do novo pedido; Solicitantes de vistos diplomáticos e oficiais de governos estrangeiros e organizações internacionais.
Antes, solicitantes entre 14 e 15 e entre 66 e 79 eram isentos da entrevista, assim como aqueles que estivessem renovando o visto até 48 meses após o vencimento.
De acordo com a embaixada em Brasília, "o governo dos Estados Unidos está empenhado em facilitar viagens legítimas de visitantes internacionais e ao mesmo tempo garantir a segurança de suas fronteiras". Essas novas regras também valem para cidadãos da Argentina.
A entrada de estrangeiros de sete países (Irã, Iraque, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iêmen) foi suspensa por 90 dias, por decreto presidencial assinado por Trump.
Itens relacionados:
Nacional