Na terça-feira 31 de janeiro de 2017, aconteceu a 3ª sessão ordinária da Câmara municipal de Russas, sob a presidência do vereador Francisco Amarilio de Lima Ribeiro. Ainda nos tramites iniciais o vereador Francisco Maurício da Silva Martins, pediu que a ata da sessão anterior fosse ratificada, e cobrou do presidente uma explicação sobre a aplicação do tempo regimental destinado as explicações pessoais dos vereadores, sendo explicando pelo presidente, que o mesmo iria obedecer ao que esta determinado pelo regimento interno.
Entre outros, foram lidos os requerimentos do vereador Sargento Girleudo com a participação do vereador Amarilio Ribeiro, o qual solicitou da administração municipal a construção de um ginásio poliesportivo no Distrito de Flores.
O vereador Piquet Nogueira requereu a construção de uma unidade de saúde na comunidade de Timbaúba de Nossa Senhora Das Dores, o vereador João do Alípio requereu o patrolamento das estradas que liga Flores à Timbaúba, e o vereador João Paulo requereu da mesa diretora a nomeação de uma equipe para fazer uma sindicância nos transportes públicos municipais.
Usaram a palavra no pequeno experiente para defenderem seus requerimentos protocolados na Casa, os vereadores, Piquet Nogueira, João Luis de Santiago (João do Alípio), João Paulo Moreira, Joaquim Haroldo Torquato, Júnior Martins e Paulo Roberto Mendonça de Santiago (Paulo da CODAGRO).
Na abertura do grande experiente, foi convidado a fazer uso da tribuna pelo tempo regimental de 10 minutos, o vereador Joaquim Haroldo Torquato de Sousa, que avisou aos presentes e assistentes da sessão, que a gestão Weber Araújo já está providenciando a melhoria na estrutura de uso comum da Academia Da Saúde, do Parque Urbanizado da Lagoa da Caiçara. O vereador falou também do desejo dos russanos, da estruturação de um ponto de lazer implantado na área de banho do Rio Jaguaribe, próximo a ponte da Ilhota.
O vereador Paulo Santiago abordou o tema do concurso público, afirmou que o edital está ferindo a Lei dos concursos públicos. Lembrou o concurso realizado no governo Raimundinho e o cancelamento do mesmo pela justiça, ficando os cargos aprovados pelos vereadores ainda em aberto. Mesmo assim, o edital para o concurso de 2017, tem de obedecer ao exposto na Lei municipal 13/00, aprovada pela Câmara em 2012, utilizando inclusive os números de vagas apontadas no edital, o que não vem acontecendo. Segundo ele, em 2012 o edital dispunha de 24 vagas para agentes de endemias e neste apenas 16, o vereador observou que o momento ainda permite retificar o edital possibilitando realmente a realização do concurso, para lotar os cargos públicos vagos que hoje e metade da folha da Prefeitura de Russas.
O vereador Maurício Martins, disse para os moradores de Flores, que mesmo com seu requerimento reprovado pelo plenário, o pavimento ligando a CE estrada da produção à praça de Flores será feito pelo deputado estadual Tomás Holanda. Maurício afirmou-se decepcionado com o vereador Raimundo Maia, por ter votado contra seu requerimento. Voltando suas palavras ao presidente, Maurício disse que o mesmo agora fala que não está a serviço do prefeito, mas que em anos anteriores, estava sempre na casa do prefeito e empregava diversas pessoas na Prefeitura.
Maurício afirmou que Paulo Santiago é um grande vereador e que o mesmo seria um grande presidente para a Casa, e que sua bancada está disposta a votar nele para presidir o parlamento. Após um breve bate boca com a mesa diretora, o presidente Amarilio adicionou mais 5 minutos ao pronunciamento de Maurício, que usou esse tempo para cobrar o segmento regimental por parte da mesa diretora e cobrar do colega vereador e secretario João Paulo, que estudasse o regimento para auxiliar o presidente na condução das sessões.
Como ainda havia tempo no grande experiente, mesmo não estando escrito, a mesa diretora concedeu que o vereador João Paulo Moreira usasse a tribuna por 5 minutos. Com a palavra, o vereador passou a responder as críticas dos colegas Haroldo Torquato e Maurício Martins, dizendo que trabalhou oito anos em um carro Pau de Arara mesmo, como faziam os motoristas da época, inclusive nos primeiros mandatos do prefeito Weber Araújo. Afirmou que sempre trabalhou pelo povo de Russas, e que não é forasteiro chegado de última hora para se eleger vereador naquela cidade.
Ao vereador Maurício Martins, João Paulo falou que o mesmo tinha de olhar para sua vida antes de falar dos outros, pois quem tem rabo de palha não pode botar fogo no dos outros. Com um gravador, o vereador iniciou a reprise da gravação dos promotores denunciando do caso das fraudes na merenda escolar em Russas, o que foi tomada à frente pelo vereador Haroldo Torquato e impedido pela mesa conforme o regimento interno.
Fonte: Tv Jaguar / Arnaldo Freitas