-->

Paraibanos são achados em trabalho escravo no DF; eles ficavam dias sem comida e banho




Quatorze paraibanos foram resgatados após serem flagrados em situação de trabalho análogo à escravidão no município de Brazlândia, cidade satélite a 50 km de Brasília. O flagrante foi feito na quinta-feira (1º), pela Polícia Militar do Distrito Federal, durante uma abordagem ao caminhão onde eles estavam escondidos. O motorista do veículo, que era o patrão das vítimas, foi preso.

Ao Portal Correio, o major Tavares, comandante do 16º Batalhão da PM do Distrito Federal em Brazlândia, afirmou que os policiais estavam em abordagens de rotina quando decidiram revistar o caminhão após desconfiar da movimentação externa nele.

“Os policiais perceberam algo de errado e decidiram revistar o caminhão, quando encontraram 15 pessoas escondidas dentro do baú, sendo 14 delas de cidades da Paraíba. As pessoas disseram que estavam trabalhando vendendo panelas para o motorista do caminhão e que estavam passando fome por não conseguir vender o que era estabelecido”, contou o major.

Ainda segundo o major, as vítimas contaram que eram abordadas nas cidades natais e recebiam dinheiro emprestado para custear gastos familiares e que depois eram recolhidas para trabalhar no Distrito Federal.

Uma das vítimas, natural de São João do Rio do Peixe, município do Sertão paraibano, a 475 km de João Pessoa, contou à polícia que chegou a passar fome por dois dias e a ficar sem tomar banho por três dias porque não havia conseguido vender mercadorias e não tinha dinheiro para custear gastos.

“Eu recebi R$ 350 para ajudar minha família e tive que vir trabalhar para ele [suspeito preso] para pagar a dívida. A gente só comia e tomava banho se vendêssemos. Muita gente passou um dia ou dois de fome. Às vezes a gente dormia embaixo do caminhão, em um posto”, contou um dos paraibanos resgatados.

Ainda segundo a vítima, os trabalhadores não conseguiam saldar as dívidas porque precisavam de mais dinheiro para pagar alimentação e ficavam sujeitos a passar meses longe de casa.

De acordo com o major Tavares, o caso foi entregue para a Polícia Federal. Já os paraibanos ficaram em Brasília e vão receber ajuda da Assistência Social do Distrito Federal para que consigam voltar aos municípios de origem.

Fonte site miséria 

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato