-->

O quadro hídrico é gravíssimo castanhão tem apenas 5,3 % da sua capacidade





Na quinta-feira, dia 01 de dezembro de 2016 em Fortaleza durante a realização do seminário sobre a seca de 2010-2016, na sessão plenária, Clima e Seca: Análise dos fatores que modulam o clima e da previsão emitida no período, os meteorologistas afirmaram que a quadra chuvosa 2017 está indefinida. Afirmaram que não El Ninõ, mas, o La Ninã que favorecia chuva para o Nordeste perde força. Conclusão que só teremos um prognóstico mais confiável da quadra chuvosa 2017 na segunda quinzena de janeiro. Porém, foi informado que apenas 49% das chuvas no Nordeste são justificadas pelo El Ninõ e a La Ninã.

Ficou claro que existem divergências de modelo de previsão entre os meteorologistas e eles reconheceram que há descrédito da população com relação aos prognósticos sobre chuva. O quadro hídrico na região Nordeste é gravíssimo e caso tenhamos pouca recarga em 2017 teremos um caos em toda região.

O Ceará que possui a maior reserva D’água superficial, mas se encontra hoje com apenas 7,5% de sua capacidade total acumulada. O açude do Castanhão que tem capacidade de acumular 6,7 bilhões de metros cúbicos está apenas com 350 milhões, ou seja, 5,3 % da capacidade total. No RN temos apenas 15,4% da capacidade total. PB 11% e assim por diante.

Em 12 de setembro de 2016, o Ceará tinha apenas 9,6% de água disponível nos 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Como forma de promover o engajamento da população para o uso consciente da água, o Governo do Ceará iniciou a campanha "Todos pela Água", com forte apelo de sensibilização para a dificuldade de oferta hídrica.

Além disso, a campanha "Todos pela Água" apresenta o Plano de Segurança Hídrica da Região Metropolitana de Fortaleza, instrumento elaborado em parceria com diversos órgãos. As ações têm como objetivo reduzir em 20% o consumo de água, com investimentos previstos em R$ 72,1 milhões.

Diante da realidade será suficiente o Plano de Segurança Hídrica apresentado para o Ceará?

São elas:

Reforço no combate às perdas de água (fraudes e vazamentos);
Perfuração de novos poços e manutenção dos já existentes em áreas críticas de abastecimento e em equipamentos públicos (saúde, educação e segurança);
Perfuração de poços no Pecém;
Aproveitamento do sistema hídrico do Cauípe;
Aproveitamento do açude Maranguapinho;
Reúso das águas de lavagem dos filtros da Estação de Tratamento de Água do Gavião;
Captação pressurizada de água no açude Gavião;
Reforço no abastecimento de Aquiraz com implantação de adutora de água tratada;
Revisão da meta da Tarifa de Contingência (aumento da meta de economia de água pela população de 10% para 20%);
Redução da oferta de água em 20% para indústrias da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF);
Plano de Comunicação.

Fonte: Tv Jaguar
 O quadro hídrico é gravíssimo castanhão tem apenas 5,3 % da sua capacidade

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato