Fã de Davi Rossetto, Ener Lucas, ala/armador da equipe da cidade de Tabuleiro do Norte, é o dono do recorde do estadual de bolas de três em um mesmo jogo
- Eu não lembro quando foi esse jogo dos 15 arremessos, mas faz uns anos, eu acho. O último, esses das 14 bolas de três, eu lembro. O adversário não era tão difícil assim e a mão estava boa, calibrada, daí ficou tranquilo - afirmou o jogador.
E vai além. No Cearense, Ener detém os quatro últimos recordes individuais em bolas de três pontos convertidas num último jogo. Quem relembra é o treinador do ala/armador, Dimitry Queiroz.
- Teve uma época que virou até brincadeira. Porque ele mesmo batia o próprio recorde. Antigamente era 11. Daí ele fez 12. Depois 13. Depois 15. As 14 foram agora, mais recentes - explicou o treinador.
No Novo Basquete Brasil, o recorde individual de bolas de três pontos é do ala do Flamengo, Marcelinho Machado. Em 2010, foram 16 arremessos certeiros contra o São José. Na NBA, Stephen Curry tornou-se o recordista na noite desta segunda-feira ao conseguir 13 acertos. Já Kobe Bryant e Donyell Marshall têm 12 conversões da linha de três pontos.
Ener Lucas é Muito treino
Ener pouco acompanha a NBA, confessa. Não escolheu um time preferido ou sequer tem um jogador em quem se inspira. Admira Stephen Curry, mas prefere a justificativa de o Golden State Warriors ter o brasileiro Anderson Varejão para torcer por ele. Às vésperas da estreia do Basquete Cearense na nona edição do NBB, o atleta amador de Tabuleiro do Norte lamenta acompanhar pouco dos jogos do Carcará. Mas tal qual um profissional, Ener pratica os tiros de três pontos à exaustão depois do treino. São cerca de 300 arremessos em pouco mais de uma hora pós-treino.
Ener trabalha com construção civil. O basquete é um hobby. O ala/armador de 1,72m e 25 anos conheceu o basquete há dez e, desde então, entrou na vida de atleta amador. Os treinos não são diários. Duas vezes na semana, mas sem atrapalhar a profissão.
- Não dá para ganhar a vida só o basquete, até porque eu comecei muito tarde. Não penso em me profissionalizar, sabe. Acho que está bom do jeito que está - pontuou o recordista.
Tabuleiro do Norte já foi campeão cearense em 2010 - e com Ener na equipe. Na última temporada, o time chegou à final do Cearense, mas ficou com a prata. Desta vez, classificou-se às quartas de final da competição com a melhor campanha da primeira fase. O jogador é um dos destaques do time, mas faz questão de dividir a responsabilidade com os demais.
- O time não sou só eu não. Todo mundo é bom, a gente tem um time arrumadinho. Vamos tentar, sim, ganhar mais uma vez o campeonato - afirmou.
O treinador compra o discurso do talentoso arremessador.
- A gente pode até pensar que porque ele arremessa muito de fora ele é egoísta. Mas não é assim. Ele volta para marcar e marca muito bem. Serve bem os companheiros também. Mas como ele está voltando depois de um tempo parado, e ele treina bastante os arremessos depois do treino, ele ganhou a confiança dos companheiros que, quando estão marcados, buscam passar a bola para o Ener - explicou Dimitry.
O ala/armador é um dos destaques do time de Tabuleiro do Norte (Foto: Ener Lucas/Arquivo Pessoal)
Na equipe do técnico Alberto Bial, os armadores Duda Machado e Davi Rossetto são os grandes arremessadores da linha de três pontos. Duda, inclusive, venceu o Torneio de Três Pontos do Jogo das Estrelas desta temporada. No entanto, Ener escolhe o capitão do Carcará como ídolo.
- Eu gosto muito do Davi, do estilo dele. É o meu jogador preferido no Basquete Cearense - concluiu.
O Basquete Cearense estreia no NBB 9 nesta quarta-feira (9) contra o Pinheiros, fora de casa, às 20 horas (de Brasília) e 19 horas (de Fortaleza).
Informação colhida pela redação do Jornal vale em destaque através do site do G1-ce