Comitiva do TCM e MPCE fiscalizará 62% dos municípios com suspeita de desmonte até sexta-feira
Segundo o diretor-geral do TCM,
Até o final da semana, a comitiva fiscalizatória do Tribunal de Contas e Ministério Público já terá vistoriado 23 cidades, referente a, aproximadamente, 62% dos municípios denunciados. Na próxima semana, serão entregues os relatórios das cidades de Amontada, Caridade, Miraíma, Mulungu, Trairi e Uruburetama. Foram registradas 49 denúncias de práticas de desmonte em 37 municípios cearenses.“Acredito que o ritmo que o TCM e a PROCAP têm evoluído é bastante positivo e pretendemos verificar todas as ocorrências que a população nos demandou. Os relatórios têm sido entregues de forma imediata ao Ministério Público para atuar de acordo com as suas atribuições, comprovando a parceria exitosa do Tribunal e MPCE”, ressaltou Juraci Muniz.
A coordenadora da PROCAP destacou que, em Canindé, durante a fiscalização, os promotores de Justiça precisaram solicitar a execução de medidas cautelares, como a interdição de repartições, para resguardar documentos, pois encontraram dificuldades em acessá-los. Segundo a procuradora de Justiça, o órgão está acompanhando, com os promotores de Justiça de cada Comarca, todas as providências necessárias no intuito de evitar danos ao erário, prevenindo ou promovendo o ressarcimento dos prejuízos.
“São duas análises técnicas em andamento, o TCM acompanha a questão da improbidade e o MPCE a parte da responsabilidade penal e também com o objetivo de obter o ressarcimento de algum prejuízo que seja por ventura constatado. As fiscalizações continuarão até o início do mês de dezembro”, explica Vanja Fontenele.
Estiveram presentes os promotores de Justiça das Comarcas de Canindé, Redenção e Itapiúna, respectivamente, Diego Barroso, Felipe Seabra e Fábio Nogueira, e os assessores da PROCAP, Ronald Fontenele e Sérgio Peixoto, além de técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios.
Ministério Público do Estado do Ceará
Email:imprensa@mpce.mp.br
Itens relacionados:
Ceará