A campanha é realizada há 27 anos, mas desde 2010, os Correios estabelecem parcerias com abrigos, creches, escolas públicas e entidades beneficentes. Além do mais, o trabalho não é realizado somente no município de Fortaleza. Cidades como Crato, Juazeiro do Norte e Maranguape também recebem apoio do órgão público.
Nos últimos três anos, foram recebidas mais de 2,8 milhões de cartas destinadas ao Papai Noel dos Correios em todo o país. Desse total, 1,9 milhão atendiam aos critérios da campanha e mais de 80% foram adotadas, o que equivale a 1,5 milhão de cartas. No Ceará, entre 2013 e 2015, os Correios cadastraram 24.697 cartas. Desse total, 19.832 foram adotadas (80,3%). Neste ano (2016), os colaboradores poderão adotar 7.500 cartas, melhorando a situação de vulnerabilidade social das áreas.
Segundo o diretor regional dos Correios no Ceará, José William Porto, o engajamento da população é um dos pilares para o sucesso da iniciativa. “Os Correios organizam a campanha e fazem a logística, da disponibilização das cartas nas agências à entrega dos presentes às crianças, e contam com a parceria da sociedade para realizar os sonhos natalinos da garotada”, afirma.
Bom velhinho
Quem quiser ser Papai Noel neste ano pode ir a uma das seis agências dos Correios em Fortaleza onde as cartas estão disponíveis (Central, Iguatemi, Aldeota, Alencarina, Barão de Studart e Parangaba) ou às agências de Juazeiro do Norte, Maranguape e Crato. O período de apadrinhamento e de entrega dos presentes pelos padrinhos varia conforme o município, sendo até 15 de dezembro em Fortaleza.
Mais informações
Os presentes devem ser entregues nos mesmos locais onde as cartas foram adotadas para que posteriormente a entrega seja feita pelos Correios. Não é permitida a entrega direta do presente à criança pelo padrinho e, para assegurar o cumprimento desse critério, os endereços das crianças não são informados.
Os Correios não entregam cartas para adoção diretamente à população, em suas residências. As cartas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais definidos pela empresa.
Itens relacionados:
Ceará