-->

Bebê de 3 meses é a paciente mais jovem a receber novo coração no Ceará



O transplante de coração pediátrico apresenta mais complicações que o adulto. Segundo os cardiopediatras, o coração ideal para uma criança é de outra com a mesma idade, peso, estatura e tipo sanguíneo. Contrariando essas dificuldades, a bebê Ariely Vitória, de apenas três meses de idade, recebeu um novo coração no mês passado, no Hospital Dr. Carlos Alberto Studart, em Messejana. Ela foi a criança mais jovem a receber o órgão na unidade.



O coração doado chegou à unidade por volta das 19h30 do dia 22 de outubro. O procedimento cirúrgico terminou às 23h, sem complicações. “O médico disse que ela era muito saudável e que o coração também era muito saudável, então ele conseguiu acompanhar o ritmo dela rapidamente. Disseram que talvez precisasse ligá-la a uma máquina, mas não foi preciso”, conta a irmã, Kezia Herculano.

Como o próprio nome, foi uma vitória para a menina que, desde que nasceu, está internada na UTI pediátrica do Hospital. Natural de Paraú, no Rio Grande do Norte, Ariely foi transferida para o Ceará um dia após o parto. Por outro lado, a irmã gêmea dela, Adriely, nasceu sem complicações de saúde e está sob os cuidados de uma tia na cidade natal.


Segundo Kezia, Ariely só sobreviveu porque recebia medicamentos para forçar o coração a bater. “Os médicos disseram que somente um milagre poderia salvá-la”, explica. Há um mês, a esperança chegou quando a família foi informada que um coração totalmente compatível havia sido encontrado. Contudo, assim também veio a frustração, quando a família doadora voltou atrás.
Na manhã do dia do transplante, a mãe de Ariely, Mirian Rocha, recebeu a notícia de que um novo coração havia sido encontrado. Kezia se emociona. “Ficamos muito felizes, mas sabemos que nossa felicidade é fruto da dor da outra família. Não é uma decisão fácil. Da mesma forma que pedimos a Deus pela cura da Ariely, pedimos força para a outra família que perdeu uma criança”.
Fila
De acordo com a enfermeira do ambulatório do transplante cardíaco pediátrico do Hospital do Coração, Silvânia Braga, o quadro de saúde de Ariely ainda inspira cuidados devido à idade da menina. Com a cirurgia dela, a unidade contabiliza cinco transplantes cardíacos pediátricos somente em 2016. No ano passado, foram realizados apenas dois procedimentos do mesmo tipo. O total faz parte dos 29 transplantes de coração já realizados pelo Hospital de Messejana, até a última quinta-feira (17).

Fonte diário do nordeste 

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato