-->

Vaqueiros fazem mobilização nacional contra proibição das vaquejadas



Vaqueiros de todo o Brasil e profissionais ligados à atividade reúnem-se, em Brasília, a partir da noite desta segunda-feira (24), para mobilização a favor da vaquejada e da aprovação do Projeto de Lei Complementar 24/16, do deputado federal Capitão Augusto, que eleva o rodeio, a vaquejada, bem como as respectivas atividades, à condição de manifestação cultural nacional e de patrimônio cultural imaterial.

A mobilização é organizado pela Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ) e a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha (ABQM), que prometem reunir cerca de 10 mil pessoas em torno da Esplanada dos Ministérios.


Programação

A concentração dos vaqueiros começa às 22h e vai até às 5h desta terça-feira (25), quando haverá uma missa a partir das 8h. O ato público em apoio à vaquejada contará ainda com uma “grande cavalgada” e finalizará com a participação de artistas.

apoio vaquejda

De acordo com Jonatas Dantas, vice-presidente da ABVAQ, a mobilização vai mostrar que é possível legalizar a vaquejada e ainda proteger os animais e os profissionais.“Nosso objetivo é mostrar que realizamos uma vaquejada legal, sem maus tratos e cheias de regras que garantem a proteção dos animais e dos vaqueiros. Sem vaquejada, mais de 600 mil pessoas ficarão sem emprego”, disse.

Números da Vaquejada

Conforme dados da Associação Brasileira de Vaquejada, a atividade gera 700 mil empregos direitos e indiretos e movimenta mais de R$ 600 milhões por ano em cerca de 4 mil eventos pelo Brasil.

Prática ilegal

Em decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), foi derrubada a lei do Ceará que regulamenta as vaquejadas. No entendimento dos ministros, a prática não pode ser considerada apenas um esporte ou atividade cultural, mas uma forma de maus-tratos com os animais. A decisão foi aprovada por seis votos a cinco.

Por ser a mais alta corte do País, a decisão do STF pode ser o primeiro passo para que a prática, bastante comum em toda a região Nordeste, principalmente no Interior, seja banida em todo o Brasil. "Na verdade, são manifestações extremamente agressivas contra os animais", destacou a presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia. Durante a vaquejada, dois peões montados a cavalo tentam derrubar um boi pelo rabo.

Além da presidente do STF, os ministros Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Luís Roberto Barroso votaram contra a prática das vaquejadas. Em contrapartida, os ministros Edson Fachin, Gilmar Mendes, Teori Zavascki, Luis Fux e Dias Toffoli consideraram a prática importante e parte da cultura brasileira, além de também ser uma fonte de renda para os peões e suas famílias.
Fonte DN
Vaqueiros fazem mobilização nacional contra proibição das vaquejadas

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato