A transposição do Rio São Francisco beneficia diretamente os Estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Nesses estados, segundo Danilo Forte, o quadro de estiagem se agravou, com reservatórios secos, dificuldades de abastecimento humano e empobrecimento do campo.
Diante dessas dificuldades que, segundo ele, poderão se aprofundar com o colapso no abastecimento de água de muitas cidades, resta um caminho: a transposição das águas do Rio São Francisco. O apelo é no sentido dos deputados federais e senadores se engajarem à luta em defesa da transposição do Rio São Francisco.
Danilo expôs essa situação ao acompanhar, nessa terça-feira, em Brasília, a audiência do Governador Camilo Santana com o Ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz.
“Estamos no quinto ano consecutivo de uma seca que vem castigando os cearenses e precisamos dar uma resposta para o povo. A suspensão da obra aconteceu no setor norte, em território Pernambucano, região estratégica para que as águas cheguem ao Ceará”, defendeu Danilo, que, em conversa com o Presidente Michel Temer, sugeriu o uso do Batalhão de Engenharia do Exército Brasileiro para dar segmento as obras.
“É necessário que o Governo Federal dê prioridade absoluta a essa empreitada. Nesse sentido, a ajuda das Forças Armadas seria de extrema relevância. O povo nordestino não aguenta mais esperar. Precisamos transformar este projeto em realidade. Não estamos apenas levando água, estamos levando vida e desenvolvimento aos nordestinos”, alertou Danilo Forte.
Itens relacionados:
POLITICA