-->

TCM realiza fiscalização nas prefeituras de Quixadá, Canindé e Redenção para apurar desmontes



Quixadá. Os municípios de Canindé e Quixadá, no Sertão Central, e Redenção, no Maciço de Baturité, recebem esta semana fiscais do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O objetivo das fiscalizações é apurar prováveis desmontes em casos de prefeitos que não vão continuar no cargo. Os trabalhos devem seguir até a próxima quarta-feira (26).

De acordo com o TCM, de modo geral, os trabalhos estão sendo direcionados por aspectos que indicam a possível ocorrência de descontinuidade administrativa ou uso indevido de recursos públicos, tais como: desvio de finalidade na aplicação do erário, dificuldades na transição de governo, risco de endividamento decorrente de atrasos em pagamentos, descumprimento do limite de despesas com pessoal (disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal) e suposto uso da máquina pública com fins eleitoreiros.

O Diário Sertão Central apurou que os trabalhos em Quixadá e em Canindé foram considerados tranquilos. Os fiscais foram recebidos pelos gestores das duas cidades e passaram a manhã fazendo a análise de documentação. O órgão informou que as conclusões das fiscalizações serão compartilhadas com o Ministério Público e podem motivar a abertura de processos para apuração de responsabilidades, e resultar em desaprovação de contas, aplicação de multas e determinação de devoluções aos cofres públicos.

Segundo o TCM 25 denúncias provenientes de 20 municípios diferentes relatando possíveis situações de desmonte foram feitas a Ouvidoria do órgão. Entre as principais causa das denúncias está o atraso em pagamentos, interrupção de serviços públicos, paralisação de obras e dilapidação de bens.

As fiscalizações tiveram início no último dia 17 deste mês. Caririaçu, Juazeiro do Norte e Milagres, na região do Cariri, foram os primeiros municípios a receber a visita dos fiscais. Eu reunião no mesmo dia, na sede do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) o presidente do órgão, conselheiro Francisco Aguiar, afirmou que outros municípios já estão na programação de inspeções e que serão divulgados em momento oportuno para não comprometer a eficácia das auditorias.


Em agosto, após analisar mais de 100 mil dados, o TCM listou 105 prefeitos que tiveram suas contas reprovadas na gestão dos últimos oito anos. Em maio deste ano, ó órgão apurou que 68 gestores extrapolaram o limite de gastos permitido com o pagamento de pessoal, segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato