-->

Reportagem do 'Fantástico' mostra como funciona o 'Tribunal do Crime' no Ceará



Reportagem especial exibida pelo programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, na noite deste domingo (25), confirma a incômoda informação que o Governo de Camilo Santana (PT) tentou negar e desacreditar por meses a fio perante a Imprensa e a população cearense: a presença das facções criminosas no Ceará e o pacto para não mais matar, o que provocou uma acentuada queda nos índices de homicídios no Estado.

Apesar de atrasada diante dos fatos, a reportagem produzida em Fortaleza e no Interior há duas semanas revela também a existência do “Tribunal do Crime”, em que as facções criminosas que comandam o tráfico de drogas no Ceará decretam a condenação para quem desobedecer suas ordens de não matar e não roubar. Quem é apanhado roubando, por exemplo, recebe punições que vão desde tiro nas mãos a uma sessão de tortura. “O pacto é para se ganhar dinheiro”, disse um dos chefes do PCC no Ceará na reportagem.

A lógica procede. Sem assassinatos e roubos nos bairros periféricos, a Polícia relaxa o patrulhamento, e o comércio de drogas avança. Essa prática tem dado resultado positivo para os dois lados. Os traficantes ganham mais dinheiro e o governador obtém alguns pontinhos na sua frágil credibilidade, ao mostrar todos os meses para a Imprensa local a queda nos índices de assassinatos, o que ele batizou como Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLI).

Todavia, pouco a pouco o pacto dos criminosos vem sendo violado e as taxas de assassinatos voltaram a crescer, embora que lentamente. No mês passado, somente em Fortaleza foram mais de 100 homicídios.

Passeata do Crime

O programa mostrou também para todo o País outra faceta escandalosa da ação das facções criminosas no Ceará: a passeata do crime pelas ruas da periferia de Sobral, cidade da Região Norte do estado (a 224Km de Fortaleza), quando dezenas de bandidos saíram às ruas para comemorar o tal pacto.

Resultado de imagem para Tribunal do Crime' no Ceará
Numa demonstração de força e ousadia, os criminosos fizeram Sobral parar durante três dias seguidos, até que a Polícia agisse e prendesse 87 pessoas. Contudo, menos de 24 horas depois, a Justiça anulou o flagrante coletivo realizado pela Polícia Civil e mandou soltar todos os envolvidos. Mais uma desmoralização para o governador e a para a atual cúpula da Secretaria da Segurança Pública.

De resto, ficou para o Ceará mais uma demonstração de incompetência da sua política de Segurança Pública, se é que existe uma. Para o Brasil, a sensação de um estado onde o crime manda, e também desmanda.

Por FERNANDO RIBEIRO

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato