-->

Fornecimento de energia ameaçado com previsão de seca e térmicas paradas

Com previsão de chuvas abaixo da média, as hidrelétricas da região Nordeste podem ter que suspender a geração de energia.



Fornecimento de energia ameaçado com previsão de seca e térmicas paradas
Com a previsão de chuvas abaixo da média histórica entre outubro e abril de 2017, as hidrelétricas da região Nordeste podem ter que suspender a geração de energia, informa a edição desta segunda-feira (26) da Folha de S. Paulo.

Sobradinho, reservatório baiano que e o maior da região, deve atinir o volume morto ainda neste ano. Em 2015, a represa ficou a 0,2 décimo de chegar a esse nível. Além disso, a previsão de continuidade de seca no Nordeste ameaça parar também usinas termelétricas a carvão.

No Ceará, o governo pode ter que escolher entre fornecer água para resfriá-las ou para abastecer a população de Fortaleza. Já a geração de energia eólica vem batendo recordes seguidos, chegando em alguns momentos do dia a ser responsável por abastecer 67% da demanda da região Nordeste, entretanto, o verão é o período com menos vento.

AS ALTERNATIVAS

Usinas térmicas
Algumas usinas termelétricas a carvão talvez não possam atender à demanda quando a economia melhorar, porque estão paradas ou podem parar por falta de água ou licenças

Geração eólica
Há 379 usinas eólitas no país, e elas estão batendo recordes de produção, mas venta menos no verão, o que afetará a geração eólica quando ela poderá se tornar mais necessária.

O risco de apagão
Com problemas na geração, aumentam riscos de pequenos apagões localizados em momentos de pouco vneto, principalmente no Norte e Nordeste.

O OUTRO LADO

O Ministério de Minas e Energia informou à Folha de S. Paulo que o risco de deficit de energia este ano é zerado e que "não visualiza risco de desabastecimento". De acordo com a pasta, o Nordeste tem grande capacidade de geração eólica e que os problemas com as usinas de carvão estão sendo solucionados.

Fonte cearanews7


Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato