-->

Protestos marcam Dia da Independência no interior do estado


Juazeiro do Norte/Sobral/Quixadá/Iguatu. Manifestações marcam o dia 7 de Setembro no Cariri. Nas cidades de Crato e Juazeiro do Norte, milhares de pessoas foram às ruas por mais educação, além do grito de "Fora Temer". Os cortejos foram iniciados às 8h. A concentração dos manifestantes foi próxima ao local dos desfiles. Houve protestos relacionados às condições salariais dos professores da rede estadual, que estão sem o reajuste reivindicado há meses.

Os tradicionais desfiles, com fanfarras e bandas marciais, incluíram coreografias, homenagens à tradição popular, projetos desenvolvidos nos colégios. Em Crato, professores se vestiram de preto para protestar por mais direitos.

Na terra do Padre Cícero, os cortejos passaram a ser realizados na Avenida Ailton Gomes, no bairro Pirajá. Diversas ruas foram interditadas e o trânsito permaneceu tumultuado durante parte da manhã, mesmo com o trabalho dos agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).

Em Crato, as escolas seguiram o trajeto oficial das ruas Dr. João Pessoa e Miguel Lima Verde, com palco das autoridades posicionado na Praça Siqueira Campos. O 22º Grito dos Excluídos chegou a passar antes mesmo da conclusão do desfile das escolas, com faixas e cartazes com os escritos "Fora Temer".

Temas delicados relacionados à violência contra à mulher foram tratados pelos integrantes da Escola Polivalente, do Crato. No ato simbólico, com mordaças e mãos atadas, as estudantes pediam por justiça para os crimes praticados na região, muitos deles impunes.

Norte

Em Sobral, o Desfile Cívico teve concentração às 7h30, no Boulevard de Nossa Senhora da Fátima. O local foi enfeitado de ponta a ponta com as cores da Bandeira do Brasil. Segundo a organização, 50 órgãos e instituições participaram da marcha, reunindo em torno de 4 mil pessoas, entre escolas da rede pública, secretarias municipais, policiais civis e militares, e outros agentes de segurança, além do grupamento do Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, último grupo a desfilar, encerrando as atividades.

No fim do desfile, manifestantes iniciaram uma caminhada no Boulevard do Arco, seguindo o mesmo percurso da Parada, portando faixas e cartazes e gritando palavras de ordem. Num trecho, a cerca de 200 metros do palanque onde estavam as autoridades, eles foram barrados por um pelotão da Polícia Militar, que bloqueou a via com uma viatura e motos. Os ânimos se acirraram por alguns minutos, e houve bate boca. O público que prestigiou a parada, se misturou ao protesto e engrossou o coro que gritava "Fora Temer". Mesmo com a tentativa de negociação com os policiais, o espaço só foi liberado após o palanque ter sido esvaziado.

Sertão Central

No Sertão Central, o maior público que se reuniu para ver o desfile cívico do 7 de setembro foi neste Município. O desfile aconteceu no início da manhã e, segundo estimativa dos organizadores reuniu cerca de 6 mil pessoas. Foram 33 pelotões formados por escolas e por entidades, acompanhados de fanfarras. A cerimônia teve início por volta de 7h. O sargento Francisco Guanabara Filho, o cabo Antônio Joel de Oliveira e o soldado Antônio Filho, baleados e mortos no dia 30 de junho deste ano, durante um confronto com bandidos no distrito de Juatama, foram homenageados.

Em Milhã, o desfile trouxe de volta a Banda Marcial, que tocou nas comemorações do 7 de setembro por vários anos mais há quase uma década não se apresentava. A preocupação com o Planeta foi o tema principal de quase todos os pelotões das escolas de Ibaretama, onde o município reuniu um grande público.

Centro-Sul

Nesta cidade do Centro-Sul, cerca de 10 mil pessoas acompanharam, no início da noite de ontem, o tradicional desfile cívico e militar em homenagem à Independência do Brasil. Neste ano, o tema central foi "Educação para a diversidade, todos iguais respeitado as diferenças".

O desfile começou às 18h. Mais de mil alunos de dez escolas públicas participaram do evento, que contou com apresentação de tropas e equipes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, reservistas das Forças Armadas, Lions Clube, estudantes da Associação de Pais e Alunos Excepcionais (Apae), Banda de Música maestro Manoel Ferreira Lima, Ordem Demolay, Filhas de Jó, Desbravadores.

As corporações militares levaram para as ruas armas e viaturas e os alunos criatividade na apresentação de aspectos da história do Brasil e da temática sobre igualdade, respeito e diferenças. "É sempre emocionante assistir ao desfile em homenagem à Pátria", disse o aposentado Tadeu Gomes.

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato