-->

Válvulas do açude de Banabuiú são abertas para liberar água para o Baixo Jaguaribe; veja o vídeo




Liberação é de 1.645 litros de água por segundo, por até vinte dias.
Liberação é de 1.645 litros de água por segundo, por até vinte dias.


Banabuiú. Já estão abertas desde a tarde da última quinta-feira (4) as válvulas do açude Arrojado Lisboa, localizado neste Município, para liberar água para a comunidade ribeirinha de cidades vizinhas e para a população da região do Baixo Jaguaribe. A vazão deve continuar por até vinte dias.
A decisão em liberar a água foi tomada em reunião, na última terça-feira (2) com membros do comitê da bacia hidrográfica do Banabuiú. A decisão era de 2 mil litros por segundo mas de acordo com o chefe do escritório do Departamento Nacional de Obras Contra às Secas (Dnocs) de Banabuiú, José Ariston Queiroz, o volume liberado é de apenas 1.645 mil litros por segundo. “A água já chegou a um volume muito baixo e as válvulas não têm mais pressão para liberar a água”, argumentou Ariston.

Na reunião da última terça, realizada no auditório do campus do Instituto Federal de Educação (IFCE) de Quixadá, o gerente regional da Companhia Cearense de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), Luis César, não era possível saber até onde a água iria chegar. “Essa é uma descarga emergencial mas é preciso intensificar a fiscalização contra barramentos e desvio ilegal de água pelo rio que vai ser perenizado”, disse. Luis César garantiu, com base em estudos técnicos feitos pela Cogerh que, mesmo com a vazão, o açude de Banabuiú ainda terá o equivalente a 0,4% de sua capacidade até o final de março de 2017. 
Dados
De acordo com informações do Portal Hidrológico do Ceará o reservatório encontra-se, atualmente, com 11 milhões e 600 mil litros, o que corresponde a 0,72% de sua capacidade total. De acordo com presidente da Bacia do Banabuiú, Francisco Edison Melo, os representantes da cidade que decidem pela não liberação da água, representa uma pequena minoria frente aos demais representantes. “Por isso, nas votações, não temos força para decidir que não pode liberar”, argumentou, na última terça.
A bacia do Banabuiú é formada por 19 açudes de 12 municípios. O total de água armazenada nos reservatórios equivale a 2,71%, o terceiro mais baixo volume entre todas as bacias hidrográficas da Cogerh. A primeira é a do Baixo Jaguaribe, com 0,25% e a outra é a bacia do Curu, com 2,52%.

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato