-->

MPCE emite recomendação aos estabelecimentos comerciais e ao Procon de Morada Nova



O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através do promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Morada Nova, Gustavo Pereira Jansen, expediu, nesta quarta-feira (10/08), uma recomendação aos principais estabelecimentos comerciais da cidade e ao Procon de Morada Nova para que adotem postura mais adequada à proteção e defesa do consumidor.
O membro do MPCE constatou que alguns estabelecimentos comerciais, em especial lojas e mercantis localizados nos bairros centrais da cidade, vêm realizando práticas abusivas vedadas pelo sistema de proteção ao consumidor, tais como ausência ou insuficiência de precificação dos produtos e exigência de valor mínimo para compra com cartões de crédito e débito.
Os estabelecimentos comerciais foram orientados a adotar diversas medidas como, por exemplo: a precificação de produtos e serviços deverá ser informada adequadamente; no caso de divergência de preço para o mesmo produto, o consumidor deverá pagar o menor dentre eles; não pode ser fixado valor mínimo para compra com cartões de crédito ou débito; o pagamento à vista, quando realizado através de cartões de débito ou crédito, não poderá sofrer qualquer tipo de incidência de juros, multas ou taxas, que diferenciem o valor pago do preço original do produto ou serviço, dentre diversas outras ações.
Ao Procon de Morada Nova, vinculado à Câmara Municipal, foram recomendadas a realização de fiscalizações em lojas, mercantis, farmácias, restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos, além da apuração das reclamações apresentadas pelos consumidores pessoalmente, por carta, e-mail ou qualquer outro meio de comunicação com a devida autuação e imposição das sanções administrativas cabíveis, devendo ser assegurado ao fornecedor infrator o direito à ampla defesa.
O procedimento se fundamentou no Código de Defesa do Consumidor, na Lei Federal nº 10.962/2004, no Decreto Federal 5.903/2006 e na jurisprudência dos Tribunais Superiores. O documento foi entregue aos principais estabelecimentos comerciais localizados nos bairros centrais da cidade e ao Procon de Morada Nova, o qual terá 30 dias para encaminhar informações sobre as medidas que foram tomadas para o devido cumprimento da recomendação.

Assessoria de Imprensa

Ministério Público do Estado do Ceará


Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato